Redação Pragmatismo
Notícias 28/Jan/2022 às 14:45 COMENTÁRIOS
Notícias

Tubarão ataca criança de 8 anos em Fernando de Noronha

Publicado em 28 Jan, 2022 às 14h45

Criança foi levada para o Hospital São Lucas por bombeiros militares e instrutores do ICMBio. Paciente será transferida para o Recife em avião de salvamento. Ataque ocorreu na Praia do Sueste

ataque tubarão noronha
(Imagem: Divulgação)

Uma menina de 8 anos foi atacada por um tubarão em Fernando de Noronha (PE) na manhã desta sexta-feira (28). Segundo informações de testemunhas, a turista foi mordida no pé e foi levada, na caçamba de um carro, para o único hospital da ilha.

O nome da vítima, que é de São Paulo, não foi divulgado. Ela estava com o pai na praia, que faz parte do Parque Nacional Marinho, e foi socorrida por monitores do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e militares do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Administração da Ilha, um avião de salvamento foi enviado a Noronha para fazer a transferência da paciente para o Recife. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, até a chegada da UTI aérea, a criança está sendo estabilizada e recebendo a devida assistência médica.

Incidentes com tubarão em Noronha

O primeiro ataque oficial de tubarão registrado na história da ilha, o mais grave até o momento, ocorreu em dezembro de 2015, quando um turista paranaense de 33 anos foi vitimado na Praia do Sueste, uma das mais conhecidas do arquipélago. Ele estaria boiando no momento da mordida e perdeu a mão e parte do antebraço.

Em dezembro de 2016, um novo incidente foi registrado na Praia do Leão, quando um turista de 49 anos de São Paulo sofreu ferimentos leves após um “encontrão” com o animal.

No começo de 2017, outro visitante, de João Pessoa, precisou levar pontos na mão após tentar agarrar um filhote do animal para fazer uma selfie na Praia do Sueste. Um ano depois, em janeiro de 2018, um surfista da Bahia teve escoriações no antebraço após cair da prancha em cima do animal enquanto surfava na Praia da Conceição.

Em fevereiro de 2019, um nativo da ilha que tinha 31 anos e surfava na praia Cacimba do Padre sofreu ferimentos na face, pescoço e orelha após ser mordido por um tubarão-limão.

Em março de 2020, uma surfista de Santa Catarina precisou levar suturas na perna após ser mordida na Praia do Bode e em dezembro daquele mesmo ano um homem de 37 anos que vinha de São Paulo e estava na Praia da Conceição precisou ser socorrido com ferimentos no pé por causa de outro incidente com o animal.

Poucas semanas depois, em 13 de janeiro de 2021, um homem de 53 anos que nadava na Cacimba do Padre e tinha vindo do Rio de Janeiro também precisou levar pontos após ser mordido.

Recomendações

COMENTÁRIOS