Redação Pragmatismo
Saúde 10/Jan/2022 às 17:57 COMENTÁRIOS
Saúde

Teórica da conspiração antivacina morre vítima de Covid-19

Publicado em 10 Jan, 2022 às 17h57

"As vacinas matam! Não tomem elas. Esses idiotas são tão ingênuos. Eles estão todos se vacinando". Teórica da conspiração mantinha milhares de seguidores em redes sociais de direita, onde divulgava vídeos e textos em que estimulava pessoas a não se vacinarem contra a Covid-19

teoria conspiração covid
Última foto publicada pela influencer nas suas redes sociais Foto: Reprodução Redes Sociais

Uma teórica da conspiração do movimento QAnon, que incitava seus seguidores a não se imunizarem contra o coronavírus morreu nesta quinta-feira (6) em decorrência da doença. Cirsten Weldon acumulou milhares de seguidores em suas redes sociais ao promover ideias negacionistas e pró-Trump.

A oponente da vacinação chegou a gravar vídeos dizendo que um médico especialista em imunização nos Estados Unidos “precisava ser pendurado em uma corda”.

Weldon alegava que a vacina matou pessoas e até gravou a si mesma gritando com pessoas que faziam fila para receber as vacinas. “As vacinas matam! Não tomem elas. Esses idiotas são tão ingênuos. Eles estão todos se vacinando”.

A militante começou a sentir sintomas de Covid-19 no final de dezembro. Em um de seus últimos vídeos publicados em uma plataforma digital, Weldon aparece tossindo e reclamando de fadiga.

A conspiracionista precisou ser internada. No entanto, em uma foto recente em que aparece com uma máscara de oxigênio, Weldon justificou que estaria lutando contra uma “pneumonia bacteriana”. Todos os testes da extremista deram positivo para a Covid.

Na sua conta no Telegram, Cirsten afirma ter testado para Covid-19 e se recusado a receber o medicamento remdesivir, usado para o tratamento da doença em pacientes graves e que a influencer chamou de “remédio do dr. Fauci”.

Ela não foi a primeira do grupo a falecer devido à infecção de coronavírus. Outros apoiadores do movimento também precisaram ser hospitalizados e não resistiram.

Em face das mortes, uma nova teoria conspiratória foi criada e seus apoiadores começaram a alegar que os militantes do QAnon estariam sendo assassinados. Influenciadores da extrema-direita sugeriram que eles haviam sido vítimas de um ataque de antraz.

Recomendações

COMENTÁRIOS