Redação Pragmatismo
Saúde 24/Jan/2022 às 17:14 COMENTÁRIOS
Saúde

Médicos descobrem útero e ovário ao realizarem cirurgia em homem de 67 anos

Publicado em 24 Jan, 2022 às 17h14

Caso raro na medicina: Médicos descobrem útero e ovário em homem de 67 anos durante cirurgia de hérnia. Paciente é casado e tem três filhos

cirurgia

Médicos descobriram um caso raro na medicina ao realizarem uma cirurgia em um homem de 67 anos. Ao ser submetido ao procedimento de correção de hérnia, os profissionais detectaram que ele havia desenvolvido útero, colo do útero, tubas uterinas e um ovário dentro de uma protuberância de 15 centímetros que o incomodava há dez anos.

A situação foi registrada em Kosovo, na Sérvia, e publicada pela revista científica Urology Case Reports pelos pesquisadores da Universidade de Prishtina. A condição pode ser rara, mas é conhecida como síndrome do ducto mulleriano persistente (PDMS), ocorrendo em homens quando também têm órgãos reprodutivos femininos ao lado do pênis.

Isso acontece quando o início do útero, chamado de ducto Mulleriano, não se rompe no desenvolvimento inicial de um bebê durante a gestação, por volta da sétima semana. No mundo, até o momento, somente 200 casos foram registrados.

Sendo assim, os órgãos excedentes costumam ser descobertos em procedimentos cirúrgicos e os sintomas mais comuns são a hérnia inguinal e testículos não descidos. Os médicos encontram um saco escrotal, além dos órgãos femininos.

No entanto, mesmo com a condição de pseudo-hermafroditismo, não houve nada afetado no sistema reprodutivo no paciente. Ele passa bem após a cirurgia, é casado e tem três filhos.

Recomendações

COMENTÁRIOS