Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 28/Jan/2022 às 17:52 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Lula tem 62% em Pernambuco e Bolsonaro 14%, revela nova pesquisa

Publicado em 28 Jan, 2022 às 17h52

Lula tem larga vantagem sobre Bolsonaro em Pernambuco. Levantamento também avaliou as intenções de voto para governo do Estado e Senado, com destaques para Humberto Costa e Marília Arraes

lula pernambuco
(Imagem: Adriano Machado/Reuters)

Uma pesquisa Vox Populi que avaliou a intenção de votos para presidente em Pernambuco aponta que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula bateria Bolsonaro com facilidade no estado. O petista aparece com 62% da preferência do eleitorado pernambucano na pesquisa estimulada. O atual presidente aparece em segundo com 14%.

Ciro Gomes, do PDT, aparece com 6% no Estado, seguido pelo ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, do Podemos, que teria 2% das intenções e voto. O tucano João Dória surge com 1%, mesma pontuação obtida pelo senador Alessandro Vieira, do Cidadania.

Neste mesmo cenário, brancos e nulos chegam a 10%. Não sabe ou não respondeu correspondem a 4%. Rodrigo Pacheco (PSD), Simone Tebete (MDB) e Felipe Dávila, do Novo, nem chegam a pontuar.

Cabo eleitoral

De acordo com a pesquisa, Lula também lidera como cabo eleitoral. A Vox Populi perguntou aos entrevistados qual a chance de votar em um dos candidatos apoiados pelos principais caciques.

Para quem respondeu ‘votaria com certeza’, Lula tem 35% das citações, contra 10% de Bolsonaro e 6% de Paulo Câmara. Para quem respondeu ‘poderia votar’, Lula aparece com 26% das citações, Paulo Câmara tem 24% e Bolsonaro 12% das citações.

No sentido inverso, para quem respondeu que ‘não votaria de forma alguma’, Bolsonaro assume a liderança da rejeição com 56% das citações, contra 47% de Paulo Câmara e 19% de Lula.

Governo e Senado

Na disputa pelo governo do estado, o senador Humberto Costa (PT) lidera com 37% das intenções de voto. Na sequência estão Raquel Lyra (PSDB) com 17%, Clarissa Tércio (PSC) com 6%, Miguel Coelho (DEM) com 3% e Jones Manoel (PCB) e Danilo Cabral (PSB) com 1% cada.

Na corrida pela vaga no Senado, a atual deputada federal Marília Arraes (PT) lidera com 26% das intenções de voto, seguida por Anderson Ferreira (PL) com 9%, Eduardo da Fonte (PP) com 6%, André de Paula (PSD) com 5% e Silvio Costa Filho (Republicanos) com 3% e Gilson Machado com 3%. Nenhum/branco/nulo são 25%, e não sabe/não respondeu, 23%.

A pesquisa Vox Populi em Pernambuco foi realizada entre os dias 22 e 24 de janeiro e ouviu 800 pessoas presencialmente. O levantamento está registrado nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-00374/2022.

Recomendações

COMENTÁRIOS