Redação Pragmatismo
Notícias 13/Jan/2022 às 10:42 COMENTÁRIOS
Notícias

Editor do The Intercept é ameaçado de morte na frente do filho de 3 anos

Publicado em 13 Jan, 2022 às 10h42

VÍDEO: De férias em Santa Catarina, editor do The Intercept é ameaçado por apoiador de Jair Bolsonaro na frente da esposa e do filho de 3 anos

leandro demori intercept ameaça morte

O editor-executivo do site The Intercept Brasil foi ameaçado de morte em Balneário Camboriú (SC) enquanto estava de férias passeando com a esposa e o filho de 3 anos. O episódio ocorreu no último domingo (9).

O jornalista andava pela rua quando foi abordado pelo desconhecido. O homem havia seguido a família desde a saída de um mercado. Demori conseguiu acesso a câmeras de segurança da região e compartilhou um vídeo com o momento exato do episódio.

Após ameaçar o jornalista, o agressor fugiu. “Estou em férias. O meliante, um clássico ‘cidadão de bem’, achou por bem perseguir e intimidar um pai e uma mãe que passeavam distraídos com uma criança de 3 anos em um carrinho de bebê. Estamos bem, depois do susto”, disse.

Demori agradeceu o apoio que recebeu. “Agradeço imensamente o apoio de todos que se manifestaram em solidariedade. Não podemos, nós como jornalistas e como sociedade, deixar que pessoas como essa cruzem a linha da civilidade e das leis. A punição precisa ser exemplar para que algo pior não aconteça no futuro”.

Demori sofre ameaças desde o caso que ficou conhecido como Vaza Jato. O jornalista contribuiu com a série de reportagens sobre que revelaram a completa farsa da operação que culminou na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mensagens vazadas do Telegram de procuradores, obtidas pelo site The Intercept Brasil e divulgadas também por outros veículos de comunicação, expuseram a relação promíscua entre os membros da força-tarefa e o juiz Sergio Moro. Os diálogos comprovaram a parcialidade do juiz e de desvios dos membros do Ministério Público Federal.

Em nota, a Abraji ( Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo ) afirmou que repudia com veemência a ameaça sofrida por Leandro Demori, ocorrida em um momento de fragilidade, quando o jornalista estava ao lado da esposa e do filho pequeno.

“O trabalho jornalístico está sujeito ao escrutínio da sociedade, mas é preocupante a escalada da agressividade direcionada aos profissionais em razão do trabalho que realizam de informar, apurar e fiscalizar o poder público, as figuras de interesse público e as instituições”.

“A entidade se solidariza com Demori e sua família e com os profissionais de imprensa que têm sofrido ataques por seu trabalho, sejam eles desferidos por agentes públicos do alto escalão ou por anônimos nas ruas”.

Recomendações

COMENTÁRIOS