Redação Pragmatismo
Governo 10/Dez/2021 às 10:23 COMENTÁRIOS
Governo

Com tradutores em greve, EBC usa google para traduzir textos, e Boate Kiss vira Besos en Club

Publicado em 10 Dez, 2021 às 10h23

Tradutores da estatal EBC, em greve há quase duas semanas, foram substituídos pelo Google Tradutor. Sem editar os textos, as reportagens em espanhol e inglês aparecem com erros bizarros

tradutores greve ebc google tradutor boate kiss besos blub
Imagem: reprodução

Igor Carvalho, Brasil de Fato

Os tradutores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em greve há quase duas semanas, foram substituídos pelo Google Tradutor. O sistema, que faz traduções automáticas, não é preciso, e a estatal, que não tem editado os textos, publica reportagens em espanhol e inglês com erros bizarros.

O texto em espanhol sobre o júri popular do caso do incêndio da Boate Kiss, que culminou na morte de 242 pessoas em Santa Maria (RS), traduziu o nome da casa noturna para “Besos em club nocturno”.

Em outra reportagem, também em espanhol, o sistema de “inteligência artificial” traduz o aplicativo Gov.Br, que funciona como linha de comunicação entre o governo federal e os cidadãos, para “Gobernador BR.”

O título do texto “CNI: sete em cada 10 indústrias têm dificuldades para comprar insumo” foi traduzido para “CNI: seven out of 10 industries have difficulty buying input”. “Input” não quer dizer “insumo” neste contexto.

O erro se repete na reportagem, inclusive em um dos intertítulos, que por sua vez não parecem seguir a mesma regra de uso de “maiúsculas”, criticam os tradutores.

Leia também: Conheça o país que irá privatizar cidades inteiras com a desculpa de ‘combater desigualdade’

Em um manifesto, os tradutores da EBC criticaram o trabalho realizado pela empresa durante a ausência dos trabalhadores. “A utilização deste recurso, da maneira como vem sendo feita, desqualifica o trabalho realizado há mais de uma década pelo Serviço de Língua Estrangeira, setor responsável de selecionar, contextualizar, preparar e traduzir matérias da Agência, em inglês e espanhol, tendo como alvo o público estrangeiro”.

tradutores greve ebc google tradutor boate kiss besos blub
Imagem: reprodução

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS