Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 14/Dez/2021 às 20:01 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Vítima de tornado fez pedido desesperado de socorro pelo Facebook

Publicado em 14 Dez, 2021 às 20h01

Série de violentos tornados em período atípico intrigou climatologistas. Apenas no Kentucky 74 óbitos já foram confirmados e 109 continuam desaparecidos. Uma das vítimas fez uma transmissão ao vivo assustadora enquanto era atingida pelas tempestades

tornado kentucky
Imagem do tornado de 10/12/2021

A série de tornados que varreu seis Estados norte-americanos matou ao menos 74 pessoas no Kentucky, além de deixar milhares sem energia elétrica. O número de mortos deve aumentar, já que outras 109 pessoas continuam desaparecidas, disse o governador do Kentucky, Andy Beshear. Cerca de 28.000 residências e empresas em Kentucky ainda não tinham energia.

Os tornados, que o governador estimou terem destruído 1.000 casas, surpreenderam as pessoas ao atingir o Estado de forma incomum no final do ano, na noite de sexta-feira. Os mortos, incluindo pelo menos seis crianças, tinham idades entre 5 meses e 86 anos. “Pode demorar semanas até que tenhamos a contagem total de mortos e o nível de destruição”, disse Beshear a jornalistas.

Um asilo foi atingido no Arkansas, causando uma das duas mortes do Estado. Seis morreram no Illinois, quatro no Tennessee e dois no Missouri.

Por todo o Estado do Kentucky, vizinhos e voluntários trabalhavam para abrigar, alimentar e oferecer assistência aos que ficaram desabrigados após a tempestade.

Pedido de socorro ao vivo

A maioria das mortes no Kentucky ocorreu na cidade de Mayfield, onde uma fábrica de velas funcionava no momento dos eventos. O local acabou reduzido a uma montanha de ferros retorcidos. Cerca de 40 funcionários entre os 110 que se estima que estivessem na unidade foram resgatados. A fábrica vinha funcionando com turnos extras para dar conta das encomendas para o Natal.

Sob os destroços, uma funcionária chegou a fazer um pedido desesperado de socorro em uma transmissão ao vivo no Facebook. Na gravação, divulgada pela NBC News, é possível ouvir alguns de seus colegas gritando e chorando ao fundo.

“Não sei quem está assistindo, estou trabalhando em Mayfield. Estamos presos, por favor, consigam ajuda. Pessoal… orem por nós”, dizia Kyanna Parsons-Perez, que mais tarde foi resgatada debaixo de 1,5 metros de escombros.

Parsons-Perez disse à CNN que estava em um abrigo contra tempestades com outros funcionários da fábrica, dentro do prédio, quando sentiu uma “pequena rajada de vento”. Ela relata que suas orelhas começaram a estalar e algo bateu em sua cabeça. “Em algum momento as luzes se apagaram e o teto desabou sobre nós. Imaginei que eles não conseguiriam me salvar e eu morreria justamente no dia do meu aniversário. Foi assustador”, desabafou.

Recordes quebrados

O Serviço Nacional de Meteorologia (National Weather Service) recebeu mais de 60 notificações de tornados em seis Estados na última sexta-feira: 14 em Arkansas, 13 em Missouri, 12 em Illinois, 11 em Tennessee, 14 em Kentucky, 2 em Mississípi, 1 no Alabama, 1 em Indiana e 1 Ohio. O mais devastador deles se deslocou por impressionantes 365 km, atravessando quatro Estados: Arkansas, Missouri, Tennessee e Kentucky.

Estima-se que o tornado que devastou Kentucky seja da Escala Fujita EF5, onde os ventos passam facilmente dos 410km/h. O último tornado forte assim nos Estados Unidos ocorreu em Moore, em Oklahoma, em 20 de maio de 2013. Portanto, há oito anos não se tinha um tornado F5 nos Estados Unidos. Além disso, é possível que este seja o primeiro tornado EF5 em um mês de dezembro desde 1957.

Em termos de distância percorrida, é provável que um novo recorde também tenha sido quebrado. Com 365 km percorridos, o tornado mais devastador da última sexta-feira (10) supera o recorde anterior, estabelecido em 18 de março de 1925 pelo ‘Tornado Tri-State’, pois passou por 3 estados e percorreu em torno de 353 km.

Caminho do tornado pela imagem de radar em 10/12/2021
Quantidade de tornados registrados

Climatologistas intrigados

A região do meio-oeste e sudeste dos Estados Unidos concentra algumas das condições ideais para a formação de tornados. Nessa área, apelidada de “tornado alley” (“beco do tornado”, em tradução literal), o ar frio e seco que vem do sul do Canadá costuma se deparar com o ar quente e úmido que se desloca para o norte a partir do Golfo do México. Esse encontro cria a instabilidade atmosférica que pode, por sua vez, formar as violentas colunas de ar que caracterizam os tornados.

A maior parte dos tornados observados nesta região acontece em maio e junho. Um dos elementos que vêm sendo apontados entre as possíveis razões para a formação de tantos e tão violentos tornados em dezembro, é a temperatura atipicamente quente observada em parte do país na véspera, bastante acima das médias de dezembro em algumas áreas.

Segundo o jornal The Washington Post, um forte sistema de baixa pressão que emergiu das Grandes Planícies, no norte, e foi se intensificando quando uma corrente de jato polar mergulhou na área central do país se deparou pelo caminho com a massa de ar quente que vinha causando uma onda de calor recorde na área que compreende os Estados do Tennessee, Arkansas, Mississippi, Texas e Louisiana.

Em Memphis, no Tennessee, conforme o serviço meteorológico do periódico americano, os termômetros chegaram a marcar cerca de 26ºC (79ºF), quase 15ºC (26ºF) a mais do que a média para o período. “A atmosfera não sabia que era dezembro – temperaturas na casa dos 70ºF e 80ºF”, escreveu em sua página no Twitter o meteorologista Craig Ceecee, baseado no Mississippi.

VÍDEOS DOS TORNADOS DE SEXTA-FEIRA:

Recomendações

COMENTÁRIOS