Redação Pragmatismo
Saúde 03/Dez/2021 às 09:32 COMENTÁRIOS
Saúde

Quase 100% das mortes por Covid-19 no DF são de pessoas não vacinadas

Publicado em 03 Dez, 2021 às 09h32

Levantamento sobre as mortes causadas pela Covid-19 mostra a importância da imunização. Padrão detectado no Distrito Federal se repete em outros estados que realizaram estudos semelhantes

pandemia não vacinados
(Reprodução/Leipzig)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal descobriu que mais de 92% das pessoas que morreram pela Covid-19 não estavam vacinadas contra as duas doses de proteção.

“A vacinação mostrou-se eficiente para os casos graves em todos os sentidos, seja qual for o laboratório fabricante da vacina. E é imprescindível que a população venha se vacinar. É imprescindível a atualização dos cartões de vacina e o acompanhamento das datas para a proteção da sociedade”, afirmou o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno.

A Secretaria de Saúde também elaborou um gráfico que mostra a queda do número de casos (linha azul), de internações em leitos de UTI (linha roxa) e de óbitos (linha vermelha) em paralelo com o avanço da vacinação em primeira dose (linha verde) e segunda dose ou dose única (linha preta).

Os dados mostram, por exemplo, a alta do índice de vacinação entre julho e setembro e a redução da ocupação dos leitos de UTI e de óbitos a partir de outubro (ver abaixo).

“É uma prova gráfica, para mostrar com números, com dados, com informações de qualidade, o quanto é importante a gente se vacinar e quanto está sendo um ato de contenção da pandemia no Brasil e, aqui em destaque, no Distrito Federal”, acrescentou Fernando.

Outros estados

O mesmo padrão divulgado pelo governo do Distrito Federal tem se repetido em outros estados. Um levantamento da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul mostrou que 92% dos óbitos por coronavírus no estado na faixa etária até 39 anos ocorreram com pessoas sem o esquema vacinal completo. Entre os idosos, 99% das mortes são entre pessoas sem a vacinação de reforço.

Os dados servem de alerta para que a população volte aos postos para completar o esquema básico de duas doses e para que as pessoas acima de 60 anos façam a terceira dose.

Um levantamento feito por meio da plataforma de monitoramento Info Tracker, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), também confirmou que, atualmente, 96% das mortes por Covid-19 em todo o Brasil envolvem pessoas não vacinadas.

Todas as vacinas contra a Covid-19 atualmente em aplicação no país tiveram sua eficácia confirmada em ensaios clínicos.

Pandemia dos não vacinados

Diante do aumento no número de casos e mortes na Alemanha, França, Dinamarca e Áustria, especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) veem com preocupação o cenário da Covid-19 na Europa.

Os pesquisadores destacam que a maioria das internações são de pessoas que não se vacinaram contra o vírus.

Para a Fiocruz, o retorno das medidas restritivas em diversos locais da Europa é preocupante e a instituição faz um alerta para a necessidade da população aderir à imunização.

A atual situação dos países europeus é chamada pelos pesquisadores de “pandemia dos não vacinados”.Isso porque o aumento do número de mortes e casos do coronavírus é registrado, principalmente, em regiões onde a cobertura vacinal não está progredindo.

A Fiocruz aponta que, atualmente, o Brasil tem cerca de 60% da população com esquema vacinal completo. “Considerando que a pandemia não acabou e que o vírus segue circulando, é motivo de atenção o fato de 40% da população estar sem esquema vacinal completo, em um contexto de maior circulação de pessoas nas ruas”, afirmam os especialistas.

Recomendações

COMENTÁRIOS