Redação Pragmatismo
Injustiça 17/Dez/2021 às 18:21 COMENTÁRIOS
Injustiça

Condenação de jovem cubano a 110 anos de prisão causa polêmica nos EUA

Publicado em 17 Dez, 2021 às 18h21

Jovem cubano foi condenado a 110 anos de prisão por causar morte de 4 pessoas em acidente de trânsito nos EUA. "O que direi é que, se tivesse poder discricionário, essa não seria minha sentença", disse o juiz do caso. Episódio gerou intenso debate, com uma petição virtual assinada por mais de 1,6 milhão de pessoas

Condenação jovem cubano anos prisão causa polêmica EUA
Rogel Lázaro Aguilera-Mederos

BBC

O que direi é que, se tivesse poder discricionário, essa não seria minha sentença“, disse um juiz distrital do Estado do Colorado ao condenar um jovem cubano a 110 anos de prisão.

Em 2019, quatro pessoas morreram e várias outras ficaram feridas quando Rogel Lázaro Aguilera-Mederos, então com 23 anos, colidiu o caminhão que dirigia contra vários carros parados na rodovia Interestadual 70, a oeste de Denver.

Segundo os investigadores do Departamento de Polícia de Lakewood, Aguilera-Mederos não estava sob a influência de drogas ou álcool no momento do acidente. Ele também não tinha antecedentes criminais.

A defesa alegou que houve falha nos freios do caminhão que o jovem dirigia, que não utilizou a rampa de escape (rampas com areia ou brita, construídas às margens das rodovias para caminhões e ônibus que não conseguem parar, caso fiquem sem freio) que poderia ter evitado a tragédia.

Como o juiz Bruce Jones explicou no momento da sentença, o jovem caminhoneiro havia tomado “decisões terríveis e imprudentes” apesar de “não ter intenção de causar danos“.

Mas como a lei estadual exige que a pena para algumas das acusações que Aguilera-Mederos enfrentou, incluindo agressão e tentativa de agressão, seja de no mínimo 10 anos e, além disso, estabelece que as sentenças sejam cumpridas consecutivamente em vez de simultaneamente, o jovem cubano terá que passar o resto de sua vida na prisão se a sentença for mantida.

O caso gerou um intenso debate nos Estados Unidos, com uma petição virtual assinada por mais de 1,6 milhão de pessoas, pedindo ao governador do Colorado, Jared Polis, que concedesse a Aguilera-Mederos uma comutação de pena por tempo cumprido ou mesmo uma prorrogação.

Vários artistas, como o colombiano JBalbin, e outras personalidades, como o boxeador cubano Yordenis Ugás, também expressaram seu repúdio à sentença.

Leia também: Mulher que foi algemada nua por policiais será indenizada em R$ 16 milhões

O incidente

Em 25 de abril de 2019, Rogel Aguilera-Mederos perdeu o controle do caminhão de carga que dirigia pela Interestadual 70 perto de um shopping center a oeste de Denver.

Conforme confirmado pelos investigadores do caso, os freios do caminhão começaram a superaquecer em uma descida íngreme e Aguilera-Mederos continuou sua jornada, apesar de ver fumaça saindo deles.

Quando os freios do caminhão falharam completamente, Aguilera-Mederos não utilizou a rampa de escape que poderia ter parado o veículo e possivelmente evitado a tragédia, mas em vez disso bateu o caminhão em vários veículos que estavam parados na interestadual devido a um acidente anterior na área.

O impacto foi tão forte que ceifou as vidas de Miguel Ángel Lamas Arellano, de 24 anos; William Baily, de 67 anos; Doyle Harrison, de 61 anos, e Stanley Politano, de 69 anos.

Além disso, gerou um incêndio tão grande que a imprensa noticiou que o asfalto da interestadual havia derretido no local.

Segundo o depoimento de Aguilera-Mederos, o jovem “pensou que ia morrer, por isso fechou os olhos antes de colidir com os carros estacionados“.

‘Indiferença extrema’

Os promotores do caso argumentaram que Aguilera-Mederos teve várias oportunidades para evitar a tragédia e que foram suas más decisões que causaram o incidente.

Por isso, o júri considerou o jovem culpado de seis acusações de agressão de primeiro grau por “extrema indiferença”; dez acusações de tentativa de assalto de primeiro grau por “extrema indiferença”; duas acusações de agressão veicular; uma acusação de condução imprudente; e quatro acusações de direção imprudente causando morte.

Em declarações ao jornal local The Denver Post, Duane Bailey, irmão de uma das vítimas, disse: “Ele tomou a decisão deliberada e intencional de que sua vida era mais importante do que qualquer outra pessoa na estrada naquele dia“.

Gage Evans, viúva de outra das vítimas, disse a uma TV local que Aguilera-Mederos merecia ser condenado e ficou “aliviada” com o veredicto do júri.

‘Não sou um criminoso’

Durante o julgamento, o jovem caminhoneiro chorou e pediu desculpas às famílias das vítimas.

Não sou um criminoso”, disse ele. “Não sou um assassino. Quando vejo as acusações contra mim, estamos falando de um assassino e esse não sou eu. Nunca pensei em machucar alguém em minha vida.”

Ele acrescentou que sua vida após o incidente foi “difícil” e que ele pensa repetidamente nas pessoas que morreram.

Perdi meus freios. Os caminhoneiros sabem que é um momento difícil, você não pode fazer nada. Você não pode fazer nada“, disse Aguilera-Mederos durante a sentença.

O jornal Denver Post dedicou seu editorial de 15 de dezembro ao caso do jovem cubano e pediu ao governador do Colorado, Jared Polis, que analisasse a possibilidade de conceder clemência e, assim, reduzir sua pena.

Uma ferramenta que Aguilera-Mederos usava para seu trabalho falhou […] O sistema de Justiça dos EUA sempre teve dificuldade em lidar com casos de homicídio culposo […] Se o objetivo é dissuadir outros e promover a reabilitação, quantos anos na prisão vão ser suficiente?“, questionou o jornal.

Além disso, acrescentaram que as autoridades devem rever o caso para evitar sentenças “injustas” como Aguilera-Mederos no futuro.

O jornal também observou em um artigo na quinta-feira que esta sentença de prisão de 110 anos mostra que “as leis de condenações mínimas obrigatórias do Colorado e a capacidade dos procuradores distritais de usarem tais leis para garantir condenações devem ser revistas“.

Segundo o Denver Post, Aguilera-Mederos “foi condenado a uma pena de prisão duas vezes maior do que a de alguns assassinos do Colorado depois que suas condenações desencadearam disposições na lei estadual que forçaram o juiz a impor uma pena mínima de 110 anos“.

Alguns acreditam que a culpa deveria recair sobre a empresa proprietária do caminhão.

Em uma petição online assinada por mais de 1,6 milhão de pessoas, Heather Gilbee, moradora do Colorado, disse que a empresa havia falhado em várias inspeções de segurança, desde 2017.

Ninguém além da empresa empregadora deve ser responsável por este acidente“, disse Gilbee.

O caso também causou grande impacto na comunidade cubana nos Estados Unidos, com muitas vozes pedindo misericórdia para o jovem caminhoneiro.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS