Redação Pragmatismo
Religião 10/Dez/2021 às 09:31 COMENTÁRIOS
Religião

André Mendonça começa tour de agradecimento aos evangélicos em igreja de Malafaia

Publicado em 10 Dez, 2021 às 09h31

Após ser aprovado para a vaga no STF, André Mendonça iniciou tour de agradecimento aos evangélicos. Primeira parada foi na igreja do pastor Silas Malafaia. O indicado de Bolsonaro prestará contas em agremiações religiosas em pelo menos quatro estados antes de tomar posse

andré mendonça
André Mendonça começa tour de agradecimento aos evangélicos em igreja de Malafaia no Rio Foto: Domingos Peixoto /Agência O GLOBO

Camila Zarur, Extra

Começou nesta quinta-feira pelo Rio de Janeiro, mais precisamente pela igreja do pastor Silas Malafaia, na Penha, Zona Norte do Rio, o tour de agradecimento que o futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça fará aos evangélicos.

Mendonça pretende participar de cultos Brasil afora com lideranças do grupo que pressionou a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado a pautar sua sabatina e o plenário a aprovar o seu nome para a Corte.

Sob aplausos de um templo lotado, o ex-advogado-geral da União estava descontraído e brincou logo na chegada. “Eu vim na igreja certa: Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, no culto da vitoria, após uma grande vitória”, disse.

Depois, Mendonça contou aos religiosos de onde tirou motivação até passar pelo crivo dos senadores. Chamado diversas vezes de pastor por Malafaia, um dos principais entusiastas de sua ida ao Supremo, Mendonça afirmou que tinha que confiar na aliança. “Eu não podia olhar para as adversidades. Eu tinha que olhar para o que Deus podia fazer”.

Mendonça esperou por mais de quatro meses para ser sabatinado, o que só aconteceu na semana passada. Ele acabou sendo aprovado para a vaga do ex-ministro Marco Aurélio com uma vantagem maior do que era estimada — com 47 votos a favor e 32 contra. Ainda assim, foi o placar mais apertado para a aprovação de um magistrado entre todos os atuais integrantes da Corte.

“Num processo dessa natureza, você não pode olhar para os homens, não pode olhar para os boatos, para os rumores, para o impossível. Temos que olhar para Deus”, disse Mendonça.

Indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro, que prometeu nomear um ministro “terrivelmente evangélico”, o futuro magistrado também lembrou de um diálogo que teve com o mandatário durante o período em que esperou pela sabatina.

“Eu disse ao presidente da República: ‘um militar está preparado para a guerra. Agora, nós estamos preparados para a cruz”, afirmou Mendonça, completando na sequência: “Cumprindo uma promessa que havia feito ao povo brasileiro, [Bolsonaro] indica esse rapaz ao STF”.

“Quando eu disse que era um salto para os evangélicos. Deixa eu explicar. Porque se Deus fez comigo, Deus pode fazer com qualquer um. E qualquer um na mão de Deus é muita coisa”.

A cerimônia aconteceu na sede da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, na Penha, Zona Norte do Rio. O governador fluminense, Cláudio Castro (PL), esteve presente na celebração, junto com o senador Romário (PL-RJ) e ex-secretário especial de Comunicação Social do governo federal Fábio Wajngarten, além de demais parlamentares e desembargadores do estado.

Essa é a primeira visita a templos religiosos do tour que o ex-advogado-geral da União fará para agradecer ao apoio que recebeu de líderes evangélicos para sabatina. Para ser aprovado, ele contou com uma campanha feita por líderes religiosos, entre eles Malafaia, nos bastidores do Senado.

Segundo o colunista Lauro Jardim, Mendonça deverá fazer viagens a São Paulo, Manaus e Goiânia, entre outras cidades. A posse do futuro magistrado está marcada para 16 de dezembro, um dia antes do encerramento do ano no Judiciário.

(Foto: Domingos Peixoto /Agência O GLOBO)

Recomendações

COMENTÁRIOS