Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 20/Nov/2021 às 13:34 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Tempestades de areia em SP desnudam a ação predatória da atividade agrícola

Publicado em 20 Nov, 2021 às 13h34

Fenômeno conhecido como 'haboob': Tempestades deixaram cicatrizes profundas em cidades brasileiras e têm relação com a devastação ambiental em curso no país

Tempestades areia SP desnudam predatória atividade agrícola
Imagem: reprodução

Gil Alessi, ElPaís

Nos últimos meses, tempestades de terra, poeira e areia foram registradas em ao menos quatro Estados do país. Várias cidades de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Maranhão foram açoitadas por este fenômeno conhecido como haboob, palavra árabe que significa em tradução livre “destruidor que se arrasta”.

As chuvas voltaram, e as tempestades refluíram. mas deixaram cicatrizes profundas. Ao menos quatro mortes em São Paulo foram atribuídas às ondas que escureceram o céu nas áreas atingidas: sem visibilidade, três pessoas morreram queimadas ao tentar combater um incêndio em Santo Antônio do Arancaguá, e uma faleceu após os ventos fortes derrubarem um muro em Tupã.

Estas tempestades, comuns em zonas secas e do semiárido brasileiro, têm relação com a devastação ambiental em curso no país, e também contam com a ajuda de outro fenômeno nocivo, segundo especialistas: a desertificação do solo.

A desertificação é um processo que facilita com que as tempestades e seus fortes ventos arrastem areia e poeira. Ela ocorre quando a camada natural de proteção do solo, formada por matéria orgânica, florestas e mata, é retirada, deixando a terra exposta.

Sem esta camada o solo fica muito ressecado, perde capacidade de absorver água, fica quebradiço e poeirento. Isso destrói o seu equilíbrio e consequentemente piora nossa qualidade de vida”, explica Tatiana Tucunduva P. Cortese, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP e docente do Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove.

Mas o que provoca esse desequilíbrio no solo?

A desertificação ocorre pelo uso inadequado do solo, da água e da vegetação. É fruto muitas vezes de uma ação predatória do homem sobre os ecossistemas”. Um dos fatores responsáveis pelo fenômeno é o uso intensivo da terra para atividades agrícolas —o que ocorre na região Oeste de São Paulo, uma das principais atingidas pelas tempestades de areia e castigada pela seca.

Estas atividades revolvem muito o solo. Essa prática somada ao uso de fertilizantes, pesticidas, reduz a quantidade de matéria orgânica que recobre o solo e o mantém coeso, deixando-o vulnerável”.

Sem cobertura vegetal ou matéria orgânica, a quantidade de poeira e areia soltas aumenta. “Estas tempestades de areia são provocadas por dois fatores: vento muito forte e poeira e terra soltas, facilmente levantada pelas rajadas”, explica Marcelo Seluchi, pesquisador e meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). “E esse ano foi mais um ano de seca, com muita poeira depositada no solo”, diz.

Assim, a falta de chuva colabora com a desertificação, e formou-se o cenário perfeito para a proliferação do haboob por várias regiões do país, principalmente no Sudeste.

O que ocorreu este ano, com dezenas de haboob cortando São Paulo e outros Estados, não é considerado normal. “Estas tempestades de areia são pouco frequentes [nessas regiões], não me lembro de ter tido um ano com tantas. Isso é atípico”, diz Seluchi. “Eu enxergo uma relação entre a seca [que colabora com as tempestades de areia] e a alteração dos ciclos hidrológicos provocados pelo desmatamento das florestas”, afirma.

De acordo com o pesquisador, há décadas as regiões Sudeste e Centro-Oeste têm registrado índices abaixo da média de precipitação.

Não se trata de uma oscilação pontual, é uma tendência: uma redução constante e sistemática da chuva. E uma tendência dessas só se explica por uma causa que também se mantenha ao longo do tempo. Eu conheço só dois efeitos que se mantiveram ao longo das últimas décadas: um é o desmatamento, a mudança do uso do solo, e o outro é o aquecimento global, derivado do efeito estufa”.

Cortese, pesquisadora do IEA-USP, também aponta para o papel do desmatamento no agravamento do quadro ambiental e na proliferação das tempestades de areia. “O desmatamento traz um acirramento deste quadro e é um alerta: a umidade que a vegetação nativa e as florestas trazem regula o regime de chuvas do Sudeste. Se a área sem cobertura vegetal aumenta, existe um impacto nas chuvas”, afirma a professora.

E isso não é exclusividade de Amazônia, vale também para a Mata Atlântica, o Cerrado… Com relação à floresta amazônica nós temos algo muito evidenciado que são os rios voadores, que trazem o vapor de água transportadas pelas correntes de ar. Quando tiramos a floresta vai se acabando com aquele grande reservatório, e com certeza haverá menos água circulando”. E mais seca. E mais tempestades de areia.

Com a chegada das chuvas no final de outubro, o número de haboob na região Sudeste diminuiu. Isso porque a água ajuda a fixar a poeira e a areia no solo, impedindo que as rajadas de vento levem consigo o material particulado para as cidades.

Mas o que ocorreu este ano é um alerta, segundo os especialistas, do que pode vir a ser o novo normal do clima no Brasil, fruto da emergência climática: seca e desertificação, chuvas concentradas em um curto período de tempo e tempestades de areia nas cidades.

Esses fenômenos todos vão aumentar de frequência e de intensidade. Por isso precisamos agir”, diz Cortese.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS