Redação Pragmatismo
Saúde 19/Nov/2021 às 20:31 COMENTÁRIOS
Saúde

Rússia tem 3º dia consecutivo de recorde de óbitos por Covid-19

Publicado em 19 Nov, 2021 às 20h31

Discurso negacionista ganhou força na Rússia desde muito cedo e apenas um terço da população tomou a vacina. As consequências são desastrosas e nova onda da Covid-19 devasta o país

covid russia
Kirill Kudryavtsev / AFP

As autoridades da Rússia registraram, nesta sexta-feira (19), um novo recorde de mortes por complicações da Covid-19 – esse foi o terceiro dia consecutivo com mais mortes.

Apenas nas últimas 24 horas, ao menos 1.254 óbitos foram registrados no país. Na véspera, o número – que também foi um recorde – chegou a 1.251.

O balanço mais recente do governo russo também apontou mais de 37,1 mil novas infecções da doença em apenas um dia.

O coronavírus tem se espalhado novamente pela Rússia graças às baixas taxas de vacinação entre a população deste país continental.

Pouco mais de um terço dos russos foram imunizados desde o lançamento da primeira vacina nacional, Sputnik V, em dezembro de 2020.

Um fracasso que pode ser explicado sobretudo pela desconfiança da população a respeito das vacinas e das autoridades. Mesmo sendo um país que produz a vacina, a Rússia enfrenta uma onda negacionista muito forte.

Diante do cenário sombrio, as autoridades demoraram a reagir e impor medidas restritivas pelo temor de prejudicar uma economia já fragilizada.

A Rússia é o país mais afetado pela pandemia na Europa, com mais de 9,2 milhões de casos de Covid-19 e mais de 261 mil mortes.

Leste Europeu

Além da Rússia, Polônia, Ucrânia e Bulgária enfrentam forte resistência da população à vacina e estão entre os europeus com as menores taxas de imunização.

Com uma das taxas de infecção mais altas do mundo atualmente, a Letônia decretou um lockdown de pelo menos quatro semanas, com escolas, lojas e restaurantes fechados.

Cerca de um terço da população da Letônia fala russo. Um estudo da empresa de pesquisas SKDS apontou que apenas 46% desse grupo foi vacinado, em comparação com 62% dos letões étnicos.

Na Ucrânia apenas 16% da população está vacinada. A nação de 45 milhões de habitantes é proporcionalmente uma das que mais registram mortes por Covid-19 na Europa. Por isso, o governo de Kiev decidiu voltar a adotar restrições em eventos públicos e salas de espetáculos.

Na Romênia, as funerárias estão ficando sem caixões. Apenas 36% dos adultos romenos estão vacinados, em comparação com 74% da média da União Europeia.

A Bulgária é o país da União Europeia com menor índice de imunização: apenas 23,9% da população está com o esquema vacinal completo. Há milhares de novas infecções e centenas de novas mortes por dia.

VEJA TAMBÉM: Alemanha é atingida por quarta onda e registra recorde de mortes por Covid

Recomendações

COMENTÁRIOS