Redação Pragmatismo
Educação 23/Nov/2021 às 10:03 COMENTÁRIOS
Educação

Professora de escola pública acerta tema de redação do ENEM duas semanas antes

Publicado em 23 Nov, 2021 às 10h03

ENEM 2021: professora da rede pública acertou tema da redação em exercício com alunos. "Minha reação foi um misto de riso e choro. Meus alunos me falaram que a redação foi a prova mais fácil"

Professora escola pública acerta tema redação do ENEM semanas antes
Professora Núbia Rocha trabalhou em sala de aula o tema da redação (Imagem: reprodução)

É comum professores de ensino médio e cursinho pré-vestibular trabalharem prováveis temas de redação com os alunos antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de prepará-los para a prova. Geralmente são hipóteses que podem, ou não, passar perto do tema real.

Este ano os alunos da Escola de Ensino Médio (EEM) Nazaré Severiano, em Sant’Ana do Acaraú, no interior do Ceará, tiveram uma grata surpresa. Duas semanas antes do Enem, realizado neste domingo (21), a professora Núbia Rocha, 57 anos, trabalhou com eles em sala de aula o assunto da invisibilidade social associada à falta de documentos pessoais, e acertou, o tema da redação do Enem 2021.

O tema da redação este ano foi “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Após a conclusão da prova, segundo a professora, seus alunos lembraram de agradecê-la.

Não só acertei, como avisei aos alunos que a minha intuição me dizia que esse seria o tema. Minha reação foi um misto de riso e choro. [Os alunos] me falaram que a redação foi a prova mais fácil“, disse Núbia.

Leia também: ENEM: Funcionários relatam pressão para excluir questões e sala secreta violada

Em um caderno de anotações, ela escreveu o título que os alunos deveriam adotar e as diretrizes para construção do texto: “Os impactos da invisibilidade das pessoas sem documentos no Brasil”.

Professora escola pública acerta tema redação do ENEM semanas antes
Anotações da professora Núbia propondo o tema da invisibilidade das pessoas sem registro (Imagem: Seduc)

Segundo Núbia, a inspiração para a elaboração da aula surgiu de uma inquietação pessoal. “Diferentemente da maioria dos professores de redação eu não busco os temas na internet. Eu procuro fazer uma leitura de mundo, como um poeta que sai na rua buscando inspiração para sua poesia”, ressaltou.

Durante a pandemia chegou ao meu conhecimento casos de pessoas que não conseguia ter acesso ao auxílio emergencial do governo por falta de documentação, de pessoas que precisavam ser hospitalizadas e não conseguiam e isso me tocou muito. Eu falei comigo mesma que precisava jogar luz sobre essa problemática”, revelou a professora.

A professora procura estimular o hábito de ler e de escrever entre os alunos tanto pela busca por um bom desempenho em provas como pela construção de um pensamento crítico e cidadão.

Esse ano os alunos leram, como atividade proposta em sala, 10 livros clássicos da literatura. Além disso, trabalho com eles um tema de redação diferente por semana, todos eles buscando incentivar o pensamento crítico, o olhar para outras realidades”, afirmou.

Fique por dentro: Enem tem o menor número de inscritos em mais de uma década

Somos seres de comunicação. A leitura e a escrita são atividades básicas de todo o processo de ensino e aprendizagem“, diz a professora.

Reação dos alunos

Os 42 alunos que participaram da atividade e debate propostos por Núbia ficaram incrédulos ao fazer o Enem e perceberem que já tinham escrito sobre o tema antes.

Você não tem noção da felicidade que senti quando abri a prova e vi a proposta de redação. Só conseguia pensar ‘Núbia acertou’. Quando você passou esse tema eu não vou mentir, odiei, mas graças a você consegui fazer uma boa redação (eu espero)”, disse a aluna Milena Évila da Silva em mensagem enviada à professora após o Enem.

Professora escola pública acerta tema redação do ENEM semanas antes
Uma das redações dos alunos da professora cearense Núbia Rocha (Imagem: Arquivo pessoal)

De todas as redações que Núbia leu dos alunos, uma recebeu a nota máxima. “Teve uma aluna minha que dei nota mil ao texto dela, porque tinham erros mínimos”, contou a professora.

A estudante Lucivânia Santos, depois do Enem, disse que “quando viu o tema da redação, ficou tão nervosa e surpresa, que custou a acreditar que fosse real”, conta. “O trabalho de escrita foi feito ao longo de todo o ano, inclusive nas aulas que tivemos online, o que nos ajudou a ter mais fluência na hora da avaliação”, relembra a aluna.

Professora escola pública acerta tema redação do ENEM semanas antes
Uma das redações dos alunos da professora cearense Núbia Rocha (Imagem: Arquivo pessoal)

Com Agências

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS