Redação Pragmatismo
Saúde 26/Nov/2021 às 19:59 COMENTÁRIOS
Saúde

Homem morre de Covid-19 após se infectar propositalmente para ter 'passe livre' sem precisar da vacina

Publicado em 26 Nov, 2021 às 19h59

Homem morre de Covid-19 após se infectar deliberadamente em festa para ter 'passe livre' sem precisar da vacina. Autoridades afirmam que tem sido comum que moradores da Alemanha e da Áustria viajem à Itália para participar de reuniões de 'contágio voluntário'

festa covid hospital
Jens Schlueter/Getty Images

Um austríaco de 55 anos morreu de Covid-19 após se infectar propositalmente com o coronavírus na Itália para obter um passaporte sanitário — as autoridades italianas adotam em alguns casos a infecção prévia como alternativa à vacina para acesso a determinados locais. As informações são da imprensa europeia e foram reproduzidas pelo jornal O Globo.

O episódio foi divulgado na semana passada por Patrick Franzoni, coordenador da unidade anti-Covid de Bolzano, cidade italiana perto da fronteira com a Áustria. Em entrevista à emissora RAI, ele diz que pessoas de todas as idades têm participado de “festas do coronavírus” para tentar se infectar deliberadamente e, assim, não precisar se vacinar.

“Aqui, temos um menino que se recupera na unidade pediátrica e um morto de 55 anos que se infectou em uma ‘festa do corona’. As consequências são de longo prazo e até os jovens podem acabar no hospital”, disse.

As vacinas aprovadas contra a Covid-19 até agora têm altos graus de efetividade contra todas as formas da doença, especialmente as mais graves. Além disso, mesmo pessoas jovens e saudáveis podem contrair o coronavírus e desenvolver quadros sérios ou até morrer.

‘Passaporte da vacina’

No mês passado, a Itália passou a cobrar o “passaporte da vacinação” em locais de trabalho. No entanto, o documento também consiste em permitir a entrada de quem se recuperou do vírus nos últimos seis meses. Este mesmo certificado é exigido em outros países europeus. Por isso, pessoas anti-vacinas têm buscado se infectarem, apesar dos riscos que a doença traz, incluindo de morte.

Patrick Franzoni contou que recebeu relatos de médicos sobre pacientes que admitiram terem se infectado deliberadamente. “Eles fazem isso para desenvolver anticorpos e obter o passe verde sem vacinação”.

Covid na Europa

A Áustria, país vizinho a Bolzano e de onde veio o homem morto pelo vírus, estabeleceu um novo lockdown e passará a obrigar os cidadãos a se vacinarem depois que uma nova onda da doença voltou a assustar o país — principalmente entre não vacinados.

Na Itália, onde a vacinação está em patamares melhores, as autoridades também impuseram novas medidas para incentivar a imunização daqueles que ainda não tomaram a vacina. De acordo com o governo italiano, a ideia é justamente evitar um novo lockdown neste inverno.

CONFIRA A SITUAÇÃO DA ALEMANHA: “Pior que tudo o que já vimos”, diz Merkel

Recomendações

COMENTÁRIOS