Redação Pragmatismo
EUA 04/Nov/2021 às 09:27 COMENTÁRIOS
EUA

EUA: Boston elege 1ª mulher prefeita e com ascendência asiática

Publicado em 04 Nov, 2021 às 09h27

Michelle Wu é filha de imigrantes taiwaneses e também a primeira pessoa não branca a assumir o cargo; 'estamos prontos para uma Boston de todos', disse

EUA Boston elege mulher prefeita ascendência asiática
Imagem: Stuart Cahill | Boston Herald

Opera Mundi

Os eleitores de Boston, capital de Massachusetts, elegeram a primeira mulher e pessoa não branca com ascendência asiática para o cargo de prefeita da cidade nesta terça-feira (2).

Aos 36 anos, a eleição de Michelle Wu, filha de imigrantes taiwaneses, vai mudar um cenário que se prolongou por dois séculos: somente homens brancos haviam sido eleitos por meio do voto para exercer o cargo mais importante da cidade.

Um de meus filhos me perguntou outra noite se os meninos podem ser eleitos prefeitos de Boston. Eles foram e voltarão a ser algum dia, mas não esta noite“, disse Wu a seus apoiadores.

Nascida em Chicago, Michelle se mudou para Boston para estudar direito na Universidade de Harvard. Foi eleita vereadora pela primeira vez aos 28 anos, em 2013, e se tornou a primeira mulher não branca a assumir a Presidência da Câmara Municipal da cidade, em 2016.

Com posse marcada para o dia 19 de novembro, Wu declarou que “estar pronta” para tornar uma “Boston para todos”. “Estamos prontos para ser uma Boston que não afasta as pessoas, mas dá as boas-vindas a todos os que chamam nossa cidade de lar”, afirmou.

Leia também: Eric Adams, ex-jovem infrator, é eleito prefeito de Nova York

A colega vereadora Annissa Essaibi George, que também estava na disputa para assumir a prefeitura, ao reconhecer a vitória e parabenizar a adversária, afirmou que a eleição de Wu, como primeira mulher, não branca e asiática, “não é pouca coisa.

Dentre as principais promessas de campanha, a habitação é uma delas. Para combater os crescentes custos de aluguéis, a prefeita eleita se comprometeu a buscar uma estabilização nos preços de moradia.

Wu também propôs a criação de um sistema de transporte público gratuito, afirmando que isso fortaleceria a economia da cidade, enfrentaria mudanças climáticas e ajudaria aqueles que dependem do transporte coletivo.

Ela também afirmou que tentaria trabalhar com “parceiros” no governo do Estado para tornar a proposta realidade, já que as tarifas do sistema de transporte público estão sob o controle da agência governamental Massachusetts Bay Transportation Authority.

Na eleição, recebeu apoio de diversos personagens políticos, como da prefeita em exercício em Boston, Kim Janey, dos senadores democratas Elizabeth Warren e Edward Markey, e da deputada norte-americana Ayanna Pressley, ex-vereadora de Boston.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS