Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 26/Nov/2021 às 11:33 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Caso Gabby Petito tem desfecho após quase 90 dias de investigação

Publicado em 26 Nov, 2021 às 11h33

Antropólogo forense divulga causas das mortes da influenciadora Gabby Petito e do seu namorado e caso ganha desfecho após mais de dois meses de investigação

caso gabby petito
Gabby Petito

A jovem aventureira Gabby Petito, natural de Long Island, em Nova York, documentava as muitas viagens que fazia tanto em seu canal no YouTube quanto no Instagram — onde acumulava milhares de seguidores.

Desde o fim de agosto, porém, seguidores e pessoas próximas da jovem de 22 anos não viram mais nenhuma postagem dela acerca da viagem de van que teve início em junho na companhia do noivo. Tudo isso porque, como revelaram as investigações, o desfecho da aventura mais recente da blogueira foi trágico.

Gabby Petito largou o emprego e caiu na estrada com o noivo Brian Laundrie, de 24 anos. A bordo de uma van que pertencia à jovem, os dois tinham o objetivo de passar quatro meses fora e visitar três parques nacionais nos EUA. No dia 1 de setembro, no entanto, apenas Brian retornou, se recusando a compartilhar informações sobre o paradeiro de Gabby, algo que gerou revolta nas redes sociais e começou a atrair mais atenção para o caso.

Quase duas semanas depois, restos mortais cujas características se encaixavam na descrição de Gabby foram encontrados diante de uma pista inusitada. Uma perícia do FBI confirmou que o corpo era da blogueira, cuja morte foi declarada como homicídio.

Simultaneamente à perícia e em meio às investigações, Brian desapareceu sob circunstâncias misteriosas. Ele saiu de casa no dia 14 de setembro sem levar a carteira e o celular e jamais seria encontrado com vida.

Após mais de um mês desaparecido, os restos mortais de Brian foram achados no dia 20 de outubro em uma reserva natural no estado da Flórida. Ele não era considerado oficialmente um suspeito pela morte quando desapareceu, apenas uma “pessoa de interesse” no caso, mas era acusado de ter usado um cartão de crédito da jovem após ela ter sumido.

Os restos mortais de Brian foram encontrados ao lado de uma mochila e de um computador. Para identificar o corpo, foi usada a arcada dentária. Não foi possível saber inicialmente a causa ou o momento em que ele morreu e seus ossos foram enviados para uma análise no dia 25 de outubro.

Histórico de violência doméstica

Em 12 de agosto, poucos dias antes da morte de Gabby Petito, a polícia de Utah tinha atendido a um suposto caso de violência doméstica envolvendo o casal.

Naquele dia, os policiais de Utah receberam a denúncia de que uma moça estaria apanhando de um homem. Registros de vídeo feitos pelas câmeras de segurança acopladas nas fardas dos policiais mostram que o clima entre o casal não era dos melhores na ocasião.

O encontro da polícia com o casal começou com a abordagem dos dois na van branca em que viajavam. Parados pela polícia, os dois foram questionados sobre o que teria levado Gabby a aparentar tanto estresse e tristeza, e, em meio a lágrimas, ela respondeu que o casal vinha brigando desde cedo por “problemas pessoais” (imagem abaixo).

Ao se deparar com a cena, o policial que os abordou afastou Gabby da van e de Brian, voltando a questioná-la sobre o que estaria acontecendo entre os dois. Afirmando ter transtorno obsessivo-compulsivo e estar ansiosa com questões relacionadas ao blog de viagens, a jovem disse que Brian não queria deixá-la entrar na van mais cedo até que ela se acalmasse e, diante do relato, o policial decidiu levá-la até a viatura para que ela pudesse relaxar.

Também questionado, Brian afirmou que, ao ver Gabby estressada, ele sugeriu que os dois dessem uma volta separadamente, trancando então a van. Além disso, o noivo da blogueira declarou que foi agredido por Gabby enquanto ela tentava tirar dele a chave do veículo. Por fim, ele afirmou que a empurrou para manter certa distância entre os dois no momento de estresse – e, após os depoimentos, a polícia os liberou sem acusações, exigindo apenas que os dois seguissem o dia separadamente (ela na van e ele em um hotel).

As atitudes de Brian após o retorno

Por ser o único companheiro de viagem de Gabby, Brian teria sido a última pessoa a vê-la, mas, apesar disso, ele se recusou a conversar com a polícia desde que retorno sozinho no dia 1º de setembro.

O rapaz contratou um advogado e não atendeu a um convite para prestar depoimento à polícia. “Fizemos uma tentativa de falar com o Brian, a família dele não quis disponibilizá-lo e nos deu o contato do advogado dele”, afirmou à época Josh Taylor, porta-voz do departamento de polícia de North Port.

As pistas que levaram ao corpo de Gabby

Com a repercussão do caso de Gabby na imprensa, uma família de viajantes acabou sendo peça-chave para localizar o corpo da jovem. Após saber que ela, o marido e os filhos estiveram no mesmo lugar onde as buscas por Gabby aconteciam – Parque Nacional Grand Teton, em Wyoming –, Jenn Bethune revisou as imagens feitas durante o passeio – e, nelas, é possível ver a van usada por Gabby vazia e estacionada à beira da estrada.

Diante da descoberta, Jenn usou o Instagram oficial da família para expor as imagens em questão, e descreveu o momento em que avistaram o veículo. “Passamos por uma van branca e tanto eu quanto Kyle [marido] reconhecemos que eles tinham uma placa da Flórida (nós somos da Flórida também), então queríamos parar para dizer ‘oi’, mas a van estava escura, não parecia ter ninguém dentro, então nós seguimos”, escreveu ela, que se lembrou da van após o pedido de conhecidos.

“Eu instantaneamente tive um arrepio nos ossos. Pulei da cama e corri para o computador. Assisti ao restante da minha filmagem e a van dela estava no vídeo”, afirmou Jenn, que submeteu o vídeo como pista no canal disponibilizado pelo FBI. Dias depois das autoridades confirmarem ter recebido o vídeo, foi anunciado o descobrimento do corpo – algo que aconteceu a uma distância curtíssima de onde o veículo fora avistado pela família (ver abaixo).

Como morreram Gabby e Brian

O antropólogo forense responsável pelo caso confirmou na última terça-feira (23/11) que Brian Laundrie tirou a própria vida com um tiro na cabeça. As informações foram divulgadas pelo advogado da família, Steven Bertolino.

“Chris e Robert [pais de Brian] ainda estão de luto pela perda de seu filho e têm esperança de que essas descobertas tragam um desfecho para ambas as famílias”, disse o advogado.

De acordo com o médico legista Brent Blue, Gabby Petito morreu estrangulada. Ele informou que o homicídio ocorreu de três a quatro semanas antes do corpo da jovem ser encontrado.

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda no CVV (https://www.cvv.org.br/) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. Disque 188.

IMAGENS:

Recomendações

COMENTÁRIOS