Redação Pragmatismo
Notícias 27/Nov/2021 às 11:00 COMENTÁRIOS
Notícias

Candidato que fraudou cotas raciais tem nomeação revogada no Itamaraty

Publicado em 27 Nov, 2021 às 11h00

Após ser eliminado por fraude nas cotas raciais, candidato branco ganhou causa e chegou a ser nomeado diplomata do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores em vaga para negros

Candidato fraudou cotas raciais nomeação revogada Itamaraty
Lucas Nogueira Siqueira

Pedro Alves, g1

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) revogou a nomeação de Lucas Nogueira Siqueira para o cargo de terceiro-secretário da carreira de diplomata da pasta. O jovem foi eliminado do concurso por fraude nas cotas raciais em 2015, mas conseguiu a nomeação em uma vaga para negros, por decisão da Justiça em 23 de agosto deste ano.

A revogação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (6) e atende a uma nova determinação judicial. O juiz que ordenou a nomeação do candidato, Cristiano Miranda de Santana, voltou atrás na própria decisão e determinou que a medida só ocorra após o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando não houver mais recursos cabíveis.

Leia também: Bióloga cotista é exonerada de concurso da UFPE após ação de candidata branca

Segundo o magistrado, “é razoável que o autor aguarde a estabilização da sentença para que possa deixar o seu emprego exercido fora do país, a fim de vir assumir o cargo público“.

A defesa de Lucas Nogueira Siqueira disse que o pedido de revogação foi feito pelo próprio jovem, já que ele teve uma oportunidade de trabalhar no exterior.

Relembre o caso

Lucas conseguiu a aprovação para a carreira de diplomata na primeira fase do concurso, em 2015, com 45,5 pontos. A nota de corte para os candidatos da concorrência ampla era de 47.

Ele se autodeclarou pardo no ato da inscrição e, por isso, foi inserido na lista de vagas reservadas para negros ou pardos, e avançou para as etapas seguintes do concurso. No entanto, uma comissão de diplomatas rejeitou a autodeclaração racial de Lucas, e ele foi eliminado do concurso.

A defesa do candidato conseguiu uma liminar permitindo que ele frequentasse as aulas do curso de formação do Instituto Rio Branco. A decisão não garantia sua entrada na carreira diplomática, mesmo se aprovado no curso.

No entanto, em julho deste ano, o juiz Cristiano Miranda de Santana determinou a nomeação dele. Segundo o magistrado, a banca do concurso não apresentou “nenhum elemento concreto” para justificar o entendimento adotado, e “simplesmente se utilizou de uma genérica e insuficiente afirmação para excluir o candidato do concurso”.

Saiba mais: De olho em cota racial, deputado bolsonarista muda de cor

Conforme o juiz, Lucas apresentou fotos de diferentes etapas da vida e um laudo de dermatologistas que indicam que ele tem a pele parda. “Esses elementos, aliados à ausência de motivação do ato que o excluiu do concurso, impõe o acolhimento da pretensão para que seja declarada a invalidade do referido ato administrativo“, diz a decisão.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS