Redação Pragmatismo
Saúde 29/Nov/2021 às 07:38 COMENTÁRIOS
Saúde

Anvisa registra covid-19 em brasileiro vindo da África do Sul

Publicado em 29 Nov, 2021 às 07h38

Não há confirmação de variante. Passageiro desembarcou em Guarulhos. Com sintomas leves, paciente está em isolamento

Anvisa registra covid brasileiro vindo África do Sul
Imagem: GRU Airport

DW

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste domingo (28) que um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul e que desembarcou neste sábado no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, testou positivo para covid-19.

Até o começo da noite não havia confirmação se a pessoa, cujo nome não foi divulgado, foi infectada com a nova variante ômicron, identificada pela primeira vez na África do Sul e já detectada em ao menos 12 países.

Saiba mais: Nova variante que põe mundo em alerta é a “mais significativa” já encontrada, diz Reino Unido

O paciente é vacinado, de acordo com a Anvisa. É um homem, de 29 anos, morador de Guarulhos. Ele está cumprindo quarentena em casa e tem apenas sintomas leves da doença.

A Agência fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo)”, afirma comunicado da Anvisa.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do estado de São Paulo também faz o rastreamento e monitoramento dos outros passageiros e tripulantes do voo.

A partir desta segunda-feira, o Brasil fecha as fronteiras aéreas para pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em seis países do sul da África: África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS