Redação Pragmatismo
Protestos 04/Out/2021 às 04:51 COMENTÁRIOS
Protestos

E agora, José? Não foi desta vez que Bolsonaro se sentiu de fato acuado pelas ruas

Publicado em 04 Out, 2021 às 04h51
não Bolsonaro se sentiu de fato acuado ruas manifestações esquerda
Imagem: reprodução

Moisés Mendes, em seu blog

Bolsonaro recuou muitas casas, depois do 7 de setembro, e agora a oposição terá pelo menos que ficar parada depois dos atos desse sábado. Ficar no lugar, sem jogar por um tempo, já será uma grande vantagem.

Bolsonaro não blefa mais com o golpe, e as esquerdas, que esperavam o centro que não veio, terão de descobrir o que fazer com o acovardamento de Bolsonaro. As ruas podem ter extraviado a capacidade de oferecer respostas.

Os próximos lances ficam ainda mais imprevisíveis. Bolsonaro escreveu a cartinha, aquietou-se e ficou esperando pelo que aconteceria nas ruas com a aglomeração dos que desejam derrubá-lo, dos que fingem querer o seu fim e dos que desejam apenas mantê-lo fraco.

Não há como não admitir, sob pena de incorrer em erros passados: os atos podem ter chegado ao esgotamento, talvez porque poucos continuem acreditando que Bolsonaro possa cair e, quem sabe, porque a maioria nem queira que caia.

Uma observação de quem ainda mantém cacoetes de repórter, depois da manifestação em Porto Alegre: faltaram a vitalidade de caminhadas anteriores, os jovens e até os políticos.

Faltaram até os cartazes artesanais que, a partir de maio, pareciam ter trazido de volta às ruas a gurizada ausente desde 2013. O ato em Porto Alegre, não se enganem, foi apenas protocolar. Em São Paulo e no Rio dizem que foi cerimonioso.

É possível que tenha batido o cansaço com as caminhadas intermitentes, que não cumprem outra função que não seja a de acalmar a alma e passar a sensação de que assim Bolsonaro é mantido sob tensão.

Mas quem se arrisca a convocar os próximos atos? De novo daqui a dois meses? Com quem? Com que apelo? O Brasil terá descoberto a fórmula dos atos bimestrais, para que ninguém durma sentado?

Estamos antecipando o vácuo do fim do ano. A CPI do Genocídio não teria mais nada a oferecer antes do relatório que sairá ainda em outubro.

Há quem tenha alguma esperança com a retomada dos trabalhos da CPI das Fake News. Por enquanto, é muito pouco.

Quem busca consolos pode dizer que os atos tiveram Ciro Gomes, Fernando Haddad e Guilherme Boulos no mesmo palanque.

Eles apareceram, mas não atraíram mais gente do que nos atos anteriores. Não se criou um fato novo, e Ciro ainda teve que voltar para casa com o eco de uma vaia.

Confirmou-se o que já estava sendo antecipado. Que as manifestações nos informariam, em algum momento, que chegamos aonde é possível chegar.

Passar daí, para atingir outro patamar, é preciso apostar no que ainda é incerto e improvável. As oposições entram agora no modo Mandrake, até saber como podem voltar a se mexer. É uma bobagem querer avaliar o que aconteceu, como a direita sugere, pela ausência de Lula.

Bolsonaro deve ter se acalmado, porque não foi desta vez que se sentiu de fato acuado pelas ruas. E a oposição deve começar a pensar no que dizer quando alguém perguntar: e agora, José?

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. Foi colunista e editor especial de Zero Hora. Escreve também para os jornais Extra Classe, Jornalistas pela Democracia e Brasil 247. É autor do livro de crônicas ‘Todos querem ser Mujica’ (Editora Diadorim).

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS