Redação Pragmatismo
Mundo 09/Set/2021 às 17:31 COMENTÁRIOS
Mundo

Talibã autoriza saída de estrangeiros em primeiros voos após evacuação dos EUA

Publicado em 09 Set, 2021 às 17h31

Esse será o primeiro voo internacional autorizado pelo grupo desde o dia 31 de agosto, quando encerrou o prazo de retirada dos EUA

Talibã autoriza saída estrangeiros primeiros voos evacuação EUA
As forças do Taleban montam guarda em um posto de controle (Imagem: EPA)

Opera Mundi

O governo provisório do Talibã autorizou a saída de 200 cidadãos estrangeiros, incluindo norte-americanos e outras nacionalidades, do Afeganistão nos primeiros voos internacionais partindo de Cabul após a evacuação dos EUA.

A informação foi confirmada pelo jornal Washington Post e pelo The Guardian nesta quinta-feira (09).

Esse será o primeiro voo internacional autorizado pelo grupo desde o dia 31 de agosto, quando encerrou o prazo de retirada dos EUA após 20 anos de ocupação. Segundo os periódicos, o voo deve partir ainda hoje com destino ao Catar.

Leia também: Ataque dos EUA mata 7 crianças da mesma família no Afeganistão

A bordo da aeronave não poderão embarcar afegãos que colaboraram com as forças estrangeiras, sendo apenas liberado quem provar que é estrangeiro. A notícia foi confirmada também pela emissora Al Jazeera, que disse ter checado a informação com fontes do governo talibã.

Afegãos protestam contra Talibã

Mesmo com a proibição do governo do Talibã para as manifestações “não autorizadas”, dezenas de mulheres foram para a frente da embaixada do Paquistão em Cabul para pedir mais liberdades e direitos.

Um decreto emitido pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira (08) determina que todos os protestos devem ser solicitados “com 24 horas de antecedência” e que todos os detalhes das motivações, do local do ato e de quem organiza devem ser repassados para liberação.

Também foram registrados protestos em Parwan e Nimruz. Formados majoritariamente por mulheres, os protestos pedem respeito aos direitos humanos e liberdade de movimentação. No primeiro governo talibã, entre 1996 e 2001, elas foram impedidas de estudar, trabalhar e até de sair de casa sem a companhia de um homem.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS