Redação Pragmatismo
Notícias 13/Set/2021 às 18:12 COMENTÁRIOS
Notícias

Fundador do MBL faz 'piada' com estupro e Damares diz que vai acionar o MP

Publicado em 13 Set, 2021 às 18h12

Vídeo de Renan Santos viralizou nas redes nas últimas horas. O líder do MBL comanda um coro a respeito do estupro de uma integrante do grupo enquanto outros participantes comemoram. MBL divulgou nota e justificou que o incidente ocorreu porque todos “estavam bêbados”

Renan Santos estupro

Marília Sena, Congresso em Foco

O vídeo de um dos integrantes da cúpula do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos viralizou neste domingo (12) nas redes sociais. Alvo de críticas no twitter, Renan aparece brincando com outros membros do MBL a respeito do crime de estupro previsto no artigo 213 do Código Penal Brasileiro. No vídeo, ele comanda um coro com os integrantes do Movimento. “Se não formos permitidos de entrar [no bar] a Bárbara será estuprada”, diz Renan enquanto os outros participantes comemoram.

A Bárbara a quem Renan se refere é Bárbara Tonelli, que se diz amiga de Renan em suas redes sociais. A Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, postou o vídeo em seu twitter informando que pediu atuação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos da pasta. “Inadmissível isto! Não vamos permitir que estes jovens que se dizem tão politizados façam uma ‘brincadeira’ desta”, disse Damares. Ela também informou que vai solicitar que o Ministério Público investigue a autenticidade do vídeo.

Em nota, o MBL disse que o vídeo foi tirado do contexto para “destruir a reputação de Renan Santos”. O Movimento esclarece que o vídeo foi gravado em 2018 durante a confraternização de alguns amigos. “Na ocasião, consumiam bebidas alcoólicas e faziam brincadeiras e piadas entre si”, diz o comunicado. De acordo com o MBL, o “discurso sem sentido”, é culpa do fato dos participantes do vídeo “estarem bêbados”. “Renan fez uma chamada infeliz (ele reconhece)”, diz a nota.

O MBL também informou que o integrante do movimento “pediu desculpas prontamente” a Bárbara. No entanto, o MBL afirma que “não há nada de ilícito nas brincadeiras feitas naquela noite”. O movimento também afirmou que vai tomar medidas cabíveis contra todos que estão “maliciosamente insinuando a prática de crimes”. Na nota, o MBL também ressalta que os responsáveis pelo compartilhamento do vídeo são “blogs bolsonaritas e a ministra Damares”.

Bárbara Tonelli afirmou em seu twitter que já desculpou Renan pela piada. “Estamos de boa”, disse”. “Fez uma piada chata e importuna COMIGO. Quem nunca fez piada com um amigo…”, questionou.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2020, no Brasil, 53% das vítimas de estupro eram meninas de até 13 anos. Os dados são do ano de 2020 e foram publicados em julho deste ano. Os dados são equivalentes a um estupro a cada 15 minutos no Brasil. O Anuário é publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O Movimento Brasil Livre comandou neste domingo (12) protestos a favor do impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. Os atos também tiveram a presença de candidatos a terceira via para as eleições de 2022.

Recomendações

COMENTÁRIOS