Redação Pragmatismo
Saúde 15/Set/2021 às 07:00 COMENTÁRIOS
Saúde

Estudo mostra redução significativa de anticorpos 4 meses após vacinação

Publicado em 15 Set, 2021 às 07h00

Um estudo com profissionais de saúde totalmente vacinados descobriu uma redução "considerável" dos anticorpos que combatem a Covid quatro meses após a aplicação da primeira dose

Estudo mostra redução significativa de anticorpos meses vacinação
(Imagem: Marco Bello | Reuters)

Jatindra Dash e Krishna N. Das, Reuters

Um estudo com 614 profissionais de saúde totalmente vacinados da Índia descobriu uma redução “considerável” dos anticorpos que combatem a Covid-19 quatro meses após a primeira dose.

As descobertas podem ajudar o governo indiano a decidir se fornece doses de reforço, como alguns países ocidentais fazem.

A diminuição de anticorpos não significa necessariamente que as pessoas imunizadas perdem a capacidade de reagir à doença, já que as células de memória do corpo ainda podem entrar em ação para oferecer uma proteção substancial, disse o diretor do instituto estatal que realizou o estudo.

Leia também: Vacinação boicotada por Bolsonaro teria evitado 112 mil mortes, revela levantamento

Depois de seis meses, devemos poder dizer a vocês mais claramente se e quando um reforço seria necessário“, disse Sanghamitra Pati, do Centro Médico Regional sediado em Bhubaneswar, cidade do leste indiano, à Reuters nesta terça-feira.

E pediríamos estudos semelhantes em áreas diferentes para dados pan-indianos.”

No mês passado, pesquisadores britânicos disseram que a proteção oferecida por duas doses das vacinas da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca começam a diminuir depois de seis meses.

O estudo indiano, publicado na plataforma de pré-impressão Praça da Pesquisa, mas ainda não analisado pela comunidade científica, é um dos primeiros do tipo feitos no país com suas duas vacinas principais: a Covishield, uma versão registrada da vacina da AstraZeneca, e a Covaxin, desenvolvida domesticamente.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS