Redação Pragmatismo
Jair Bolsonaro 29/Set/2021 às 09:12 COMENTÁRIOS
Jair Bolsonaro

Bolsonaro "enforcou" as sextas de trabalho em 33 das 38 semanas deste ano

Publicado em 29 Set, 2021 às 09h12

Levantamento mostra que Bolsonaro "enforcou" quase 90% das sextas-feiras de trabalho apenas neste ano. A opção pela folga com o País em crise provoca indignação: "12 anos de baderna no Exército, mais 28 anos dormindo no Congresso. E agora essa?"

Bolsonaro enforcou sextas de trabalho semanas ano
Imagem: Eraldo Peres | AP

Paulo Motoryn, Brasil de Fato

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tirou o dia de folga e não trabalhou nesta sexta-feira (24). Até às 15h, o chefe do Executivo não registrou nenhum compromisso oficial registrado em sua agenda disponível no site da Presidência da República.

Em isolamento recomendado pela Anvisa para contenção da disseminação da covid-19 a partir de integrantes da comitiva brasileira na Assembleia Geral da ONU, nos Estados Unidos, onde discursou na terça-feira (21), Bolsonaro segue no Palácio da Alvorada.

Nos dias seguintes à chegada ao Brasil, o presidente fez reuniões por videoconferência. Na quinta (23), chegou a discursar na posse de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República. Nesta sexta, contudo, abdicou até mesmo de compromissos realizados por meio virtual.

Leia também: Por que a mamata bilionária dos militares não causa indignação nacional?

A opção pelo dia de folga em plena crise econômica aprofunda as estatísticas de horas trabalhadas pelo presidente às sextas-feiras reveladas pelo Brasil de Fato em reportagem publicada em agosto.

Na ocasião, a proporção de “sextou” presidenciais antes do horário comercial correspondia a 85% das sextas-feiras de 2021. Agora, o índice já chega a quase 90%.

Desde o início do ano, Bolsonaro encerrou o expediente antes das 18h em 33 das 38 sextas-feiras. O levantamento da reportagem considerou o horário de encerramento da última reunião feita pelo mandatário.

A metodologia da sistematização não considerou dois cultos e dois jantares com a presença do presidente que foram adicionados pelo gabinete pessoal de Bolsonaro à agenda oficial, e que foram finalizados após às 18h de sexta-feira, além de deslocamentos aéreos e terrestres.

Nos últimos meses, Bolsonaro tem utilizado os últimos dias da semana para viajar a outros estados. Em algumas ocasiões, se desloca no início da sexta-feira. Em outras, apenas no final do dia.

Nas outras três oportunidades que o presidente sequer trabalhou às sextas-feiras em 2021, duas foram feriados (Finados e Corpus Christi). Em 20 de agosto, um dia útil, Bolsonaro não registrou nenhum compromisso oficial. O dia 1 de janeiro, feriado de Ano Novo, não foi considerado.

“Preciso de Férias”

No dia 25 de agosto em conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, o presidente afirmou que “quer tirar férias”. O comentário foi feito após um simpatizante dizer a frase “Bolsonaro para sempre”.

Uma reportagem da Carta Capital publicada em julho mostrou que o presidente trabalhou, em média, menos de três horas por dia em junho. Durante oito dias, Bolsonaro não teve nenhum compromisso na agenda oficial, apontou a revista.

Uma página do Twitter chamada “Agenda do Jair” monitora os compromissos do presidente publicados em sua agenda oficial. Em função da irrelevância de determinados compromissos cumpridos pelo presidente, os administradores o identificam como “vereador federal”.

O robô denominado “O Presidente trabalhou hoje?”, com nome de usuário @bot_agenda_pr, também no Twitter, diariamente calcula as horas trabalhadas por Bolsonaro e divulga na rede social.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS