Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 26/Ago/2021 às 17:38 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Professor culpa mulheres por "90% dos casos de feminicídios"

Publicado em 26 Ago, 2021 às 17h38

Professor de escola particular disse que "90% dos casos de feminicídio" acontecem por culpa das vítimas. Declaração foi filmada por um aluno em aula e repercutiu nas redes sociais

professor culpa mulheres feminicídio
Em sala de aula, professor culpou mulheres por feminicídios

Um professor de biologia uma escola particular em Teresina foi afastado de suas funções após culpar as mulheres por feminicídios. Segundo o docente, “90% dos casos” deste tipo de crime acontecem por responsabilidade das vítimas.

O caso aconteceu na manhã da última quarta-feira, no Colégio CPI. O professor, que não teve a identidade revelada, falava sobre a evolução dos seres vivos quando fez a declaração, que foi filmada e viralizou nas redes sociais.

“Desculpem vocês, mulheres. Não é preconceito, nem nada. Mas em 90% dos casos de feminicídio, a mulher tem culpa. Por que? Quando vocês estiverem namorando, observem o parceiro, a parceira. Pelo menos namorem um mês, dois meses. Dá para conhecer um pouco o ser humano”, afirmou.

Afastado

A filmagem gerou repercussão e chegou à direção da escola, que comunicou o afastamento do professor. Em nota, o colégio repudiou a declaração e garantiu não concordar com as opiniões expressadas nela.

Ao tempo em que pedimos desculpas ao nosso público, reiteramos o nosso compromisso de continuar disponibilizando uma educação de qualidade, de resultados e comprometida com os valores morais.

‘Machismo enraizado’

As delegadas Vilma Alves e Eugênia Reis, responsáveis por atuar em delegacias que combatem à violência contra a mulher no Piauí, comentaram sobre a declaração do professor.

A delegada Eugênia Reis explicou que a violência contra a mulher, em suas mais diversas formas, surge quando o homem sente que está perdendo o controle sob a mulher. Segundo ela, é errado responsabilizar a vítima ao invés do agressor.

“Nos culpam pelo assédio, estupro, importunação sexual e até pela nossa morte. A violência é estrutural e estruturante. Ela é política, não é privada. São estabelecidas relações de poder e o homem é o centro disso. Tudo que causa irritabilidade aos homens vai trazer essas consequências”, declarou.

A delegada Vilma Alves lamentou a declaração do docente, visto que as mulheres buscam, todos os dias, mais igualdade e respeito aos seus direitos.

“Ao dizer para uma turma de jovens que as mulheres são culpadas, choca, nos deixam deprimidas. A gente busca ter voz, igualdade de direitos, mas ainda nos deparamos com uma situação dessa”, disse a delegada.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS