Mundo

Estado Islâmico reivindica autoria de ataques no aeroporto em Cabul

Share

Grupo fundamentalista afirmou que teria realizado as explosões por meio de um grupo no Telegram; pelo menos 60 pessoas morreram

(Imagem: Timesofisrael)

Opera Mundi

O grupo fundamentalista Estado Islâmico (EI) assumiu nesta quinta-feira (26) a responsabilidade pelos ataques ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão, que aconteceu mais cedo e deixou ao menos 60 mortos e 140 feridos.

De acordo com o portal Site, da especialista em contraterrorismo Rita Katz, os integrantes do grupo publicaram em grupos no Telegram uma foto de um dos homens-bomba na Amaq, a agência de propaganda vinculada ao EI.

O EI reivindicou os atentados de hoje no aeroporto de Cabul no relatório da Amaq, afirmando que seus combatentes mataram e feriram aproximadamente 160″, escreveu Katz no Twitter.

Em uma publicação da agência do grupo, o El afirma que “escapou” da segurança imposta pelas tropas norte-americanas e por integrantes do Talibã. A organização ainda identifica Abdul Rahman al-Lowgari como o homem-bomba, enquanto os nomes dos outros membros do comando que entraram em ação permanecem desconhecidos.

Ataque

Duas explosões foram registradas nesta quinta-feira nos arredores do aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, deixando ao menos 60 mortos e 140 ficaram feridos. O Pentágono, por meio do chefe do comando central Kenneth McKenzie, também confirmou que pelo menos 12 militares norte-americanos morreram, e 15 estão feridos.

O chefe do Comando Central dos EUA, Kenneth McKenzie, disse que o governo norte-americano acredita que novos atentados do EI continuem em Cabul e ressaltou que está ciente do fato de que, se pudesse, o grupo gostaria de atacar um avião no aeroporto afegão.

Mckenzie ainda alertou que a ameaça de carros-bomba continua alta neste momento na capital do Afeganistão. Além disso, o comandante enfatizou que a administração de Joe Biden está pronta para tomar medidas contra os responsáveis pela ofensiva.

Leia também: Como o Afeganistão se tornou o cemitério de impérios que tentaram controlá-lo

Apesar da ameaça e do ataque no aeroporto de Cabul, os Estados Unidos seguem com as operações de retirada de norte-americanos e afegãos do país asiático.

Pelo Twitter, o Talibã, que é um grupo rival do Estado Islâmico, condenou as explosões na capital afegã, e afirmou ainda que a segurança da área onde as explosões aconteceram é de responsabilidade das tropas norte-americanas.

Reunião emergencial do Conselho de Segurança

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, convocou uma reunião emergencial sobre o Afeganistão para a próxima segunda-feira (30), com representantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança que têm direito de veto.

O porta-voz da organização Stephane Dujarric contou que o secretário-geral vem seguindo com preocupação a situação na capital afegã e condena o ataque terrorista.

Guterres manifestou condolências às famílias dos mortos, solidariedade e uma rápida recuperação aos feridos no incidente, disse o porta-voz. O chefe da ONU ressaltou a determinação em continuar a prestar ajuda ao povo.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook