Redação Pragmatismo
Mundo 25/Ago/2021 às 10:27 COMENTÁRIOS
Mundo

Comediante afegão zomba de talibãs momentos antes de ser executado

Publicado em 25 Ago, 2021 às 10h27

Afeganistão: Vídeo mostra comediante zombando do grupo extremista mesmo sob a mira de fuzis. Assassinato gerou revolta em grupos de defesa dos direitos humanos. Nazar Mohammad era considerado uma celebridade no país

Comediante afegão zomba de talibãs momentos antes de ser executado
Nazar Mohammad Khasha

Um comediante afegão foi executado pelo Talibã há alguns dias. O grupo extremista assumiu nesta semana a autoria da morte de Nazar Mohammad Khasha, uma celebridade no país por seus vídeos no TikTok.

Conhecido como Khasha Zwan, Mohammad era crítico do Talibã e publicava sátiras a respeito do grupo extremista-religioso. Um vídeo mostra o momento em que o comediante é capturado por membros do Talibã.

Mesmo sob a mira de fuzis AK-47 e sendo agredido ao longo do caminho, Mohammad continua zombando dos extremistas.

Segundo o próprio grupo, o comediante foi levado para um local não informado, agredido e baleado múltiplas vezes.

Zabihullah Mujahid, um porta-voz do Talibã, confirmou que Khasha foi preso pelos combatentes do grupo e morto enquanto estava sob sua custódia. O talibã alegou que o comediante teria tentado roubar uma arma, acrescentando que o assassinato seria investigado.

Mujahid afirmou que dois integrantes foram os responsáveis pela execução e serão julgados pelo ato, mas justificou que o comediante trabalhava para a Polícia Nacional Afegã e esteve envolvido na tortura de diversos talibãs.

Leia também: Como o Afeganistão se tornou o cemitério de impérios que tentaram controlá-lo

Ele serviu por 18 anos como comandante de um posto, andava em armas, trabalhava com os EUA e se envolveu em extorsões e atos brutais. Ele não era um comediante nem inocente. Também estamos investigando por que ele foi morto sem julgamento”, disse Mujahid ao Arab News.

Morte causou revolta

A execução do comediante causou revolta no país e fez com que o grupo Human Rights Watch (HRW) se manifestasse, alegando que o episódio vai de encontro à promessa de não vingança feita pelo Talibã quando retomou o poder.

Forças do Talibã aparentemente executaram Khasha Zwan porque ele fazia piadas com lideres talibãs. Seu assassinato e outros abusos recentes mostram o desejo dos comandantes talibãs de combater violentamente a menor crítica ou objeção”, considerou a diretora do HRW na Ásia, Patricia Gossman.

Waheed Omar, diretor-geral do Gabinete de Assuntos Públicos e Estratégicos do governo afegão, disse: “As cenas do Talibã matando um comediante local ligado a Kandahar são uma gota no oceano em comparação com os massacres perpetrados pelo movimento”.

Em uma postagem no Facebook, Sarwar Danesh, o segundo vice-presidente do Afeganistão, descreveu o assassinato de Khahsa como “um tapa na cara de todas as pessoas do Afeganistão … um insulto contra a humanidade e a dignidade” e uma violação da “justiça, conhecimento e arte.

Ross Wilson, o encarregado de negócios dos EUA em Cabul, também condenou o assassinato. “Nazar Mohammad ‘Khasha’ era um comediante amado, trazendo risos e alegria para sua comunidade, mesmo em tempos difíceis”, ele tuitou.

O Talibã o sequestrou e linchou, depois publicou alegremente evidências em vídeo no Twitter. Condenamos essas ações repugnantes e a liderança do Taleban também deveria. ”

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS