Redação Pragmatismo
Cuba 24/Jul/2021 às 15:05 COMENTÁRIOS
Cuba

Países Não Alinhados condenam campanha contra Cuba e pedem fim do bloqueio

Publicado em 24 Jul, 2021 às 15h05

Em nota, bloco pediu que Estados Unidos encerrem bloqueio econômico contra ilha; comunicado vêm após novas sanções de Washington

Países Não Alinhados contra Cuba fim bloqueio
(Imagem: Reuters)

Opera Mundi

O Movimento dos Países Não Alinhados (MNOAL) condenou o que classificou como “uma campanha internacional para desestabilizar Cuba” que teve início com protestos no dia 11 de julho.

Em nota publicada na noite desta sexta-feira (23), o bloco reiterou a necessidade do respeito à soberania e autodeterminação dos povos e pediu o fim do bloqueio à ilha.

[O Movimento] pede que o governo dos Estados Unidos coloque um fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro contra Cuba, que constitui o maior impedimento para o completo desenvolvimento do país”, disse.

Ainda segundo os Não Alinhados, o uso da mídia e a propagação de fake news se tornou “uma ferramenta contra países em desenvolvimento, com o objetivo de atacar seus governos“.

Leia: Entenda os fatores que desencadearam as maiores manifestações em Cuba

O MNOAL foi fundado em 1961 e reúne 120 nações de África, Ásia, América Latina e Europa Oriental. A presidência do bloco é ocupada atualmente pelo Azerbaijão.

Pelo Twitter, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel agradeceu a mensagem e classificou o texto como “valente e digno“.

O Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, também cumprimentou o Movimento pelo posicionamento a favor de Cuba.

Novas sanções são ‘infundadas e caluniosas’

O governo dos Estados Unidos anunciou novas sanções contra Cuba na última quinta-feira (22) através do Departamento do Tesouro, direcionadas à Brigada Especial Nacional do Ministério do Interior cubano e também ao general Álvaro López Miera, que é o atual ministro das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba.

As punições são embasadas na Lei Magitsky, que pune supostas “violações de direitos humanos” e “corrupção” por parte de agentes estatais.

O governo de Cuba, por sua vez, rechaçou as medidas. Segundo o chanceler Bruno Rodríguez, a ação é “infundada e caluniosa”.

Rechaço as infundadas e caluniosas sanções do governo dos EUA contra o general Álvaro López Miera e a Brigada Especial Nacional. [Os EUA] Deveriam aplicar a si mesmo a Lei Global Magnitsky pelos atos de repressão cotidiana e de brutalidade policial que custaram 1.021 vidas em 2020″, afirmou.

Fim do bloqueio dos EUA

Uma carta aberta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e publicada na edição desta sexta-feira (23) no jornal The New York Times, pede o fim do bloqueio econômico norte-americano contra Cuba, que já dura mais de seis décadas.

O documento é assinado por mais de 440 figuras de expressividade de diversos países, entre ex-presidentes, cientistas, artistas e intelectuais. Entre eles estão os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o equatoriano Rafael Correa, Chico Buarque, Jane Fonda, Susan Sarandon, Danny Glover e Mark Ruffalo. Confira a lista completa.

Na carta, os signatários exigem que Biden acabe com as 243 “medidas coercitivas” criadas pelo ex-presidente Donald Trump e “volte à abertura de [Barack] Obama, ou melhor ainda, comece o processo de fim do embargo e normalização total das relações entre os Estados Unidos e Cuba”.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS