Redação Pragmatismo
América Latina 28/Jul/2021 às 10:34 COMENTÁRIOS
América Latina

Castillo assume Presidência do Peru nesta quarta

Publicado em 28 Jul, 2021 às 10h34

Posse acontece no dia do Bicentenário de Independência do Peru; líderes latino-americanos estarão presentes

Castillo assume Presidência do Peru nesta quarta
(Imagem: Carlos Garcia Granthon | Shutterstock)

Opera Mundi

Pedro Castillo assume a Presidência do Peru nesta quarta-feira (28), após um longo escrutínio que confirmou sua vitória na votação de 6 de junho.

A posse coincide com a celebração dos 200 anos da independência do Peru, proclamada em 28 de julho de 1821. A cerimônia oficial de posse ocorrerá na sede do Congresso Nacional, cujos legisladores, eleitos em abril passado, tomaram posse na sexta-feira (23).

O esquerdista assume a presidência peruana para o período de governo 2021-2026. Ele entrará na Casa de Pizarro após um período tumultuado e instável no país – nos últimos cinco anos, o país teve quatro presidentes: o eleito Pedro Pablo Kuczynski, que tomou posse em 28 de julho de 2016 e renunciou em março de 2018; Martín Vizcarra, demitido em novembro de 2020; Manuel Merino, que mal durou seis dias no cargo; e Francisco Sagasti, que assumiu o poder há oito meses.

Com este pano de fundo, Castillo tem o desafio de completar o seu mandato de cinco anos, em um período governamental que se inicia em meio “ao discurso do medo e da fraude que se disseminou de forma coordenada e eficiente”, como ele mesmo disse. referindo-se às tentativas da adversária Keiko Fujimori de reverter o resultado da eleição, mesmo sem apresentar provas de supostas fraudes.

No Congresso, dos 130 parlamentares que foram recentemente empossados, o partido Peru Libre, de Castillo tem o maior número de assentos (37), porém está longe da maioria. Para completar, na segunda-feira (26/07), uma aliança de partidos de oposição ganhou a eleição para liderar o órgão legislativo: a presidência do Parlamento será de María del Carmen Alva, que foi escolhida com o apoio da Força Popular, partido de Keiko.

A proposta de Castillo, de convocar uma constituinte, precisa necessariamente passar pelo Parlamento.

Quem vai comparecer?

Os presidentes da Argentina, Alberto Fernández; do Equador, Guillermo Lasso; do Chile, Sebastián Piñera; da Colômbia, Iván Duque; e da Bolívia, Luis Arce, confirmaram presença.

“Será um prazer acompanhá-los nesta data histórica, em que o povo irmão também festeja o Bicentenário de sua independência”, disse Arce em mensagem no Twitter

Além deles, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, o chanceler uruguaio Francisco Bustillo, e o secretário de Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard completam a lista. O rei Felipe VI da Espanha também estará na posse, confirmou a Casa Real em nota.

Posse simbólica em Ayacucho

Na quinta-feira (29), já como presidente empossado, Castillo viajará ao sul do Peru para realizar um juramento simbólico na região de Ayacucho, cenário da batalha que selou a independência do Peru.

Assim que conhecemos os resultados e considerando que é o Bicentenário da nossa independência, queríamos que esta data fosse valorizada no altar da liberdade da América (Quinua), que é o pampa de Ayacucho, onde está toda a América une e conquista sua independência nessa batalha final”, disse à emissora RPP Yuri Gutiérrez, prefeito de Huamanga, em Ayacucho.

Segundo Gutiérrez, para esta posse simbólica, que acontecerá ao meio-dia, Castillo entrará na Pampa de Quinua de.

Na sexta-feira (30), acontece o desfile militar de Homenagem à Pátria pelo Bicentenário será realizado na praça Cáceres do Quartel-General do Exército, que ficará sem público, devido à pandemia do coronavírus, informou o Ministério da Defesa do Peru.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS