Redação Pragmatismo
Direita 14/Jun/2021 às 06:37 COMENTÁRIOS
Direita

Parlamento de Israel aprova novo governo e derruba Benjamin Netanyahu

Publicado em 14 Jun, 2021 às 06h37

Político israelense mais longevo no poder, de forma contínua, Netanyahu fracassou em formar um governo após as eleições em 23 de março

Parlamento de Israel aprova novo governo e derruba Benjamin Netanyahu
Benjamin “Bibi” Netanyahu (Imagem: Getty)

Opera Mundi

O Parlamento de Israel aprovou neste domingo (13) um novo governo formado pela coalizão liderada pelo ultradireitista Naftali Bennett e Yair Lapid, encerrando os 12 anos do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu no comando do país.

Com 60 votos favoráveis, 59 contrários e uma abstenção, o Knesset ratificou o governo e escolheu Bennett como o novo premiê. Ele ficará no cargo até setembro de 2023, como parte de um acordo de divisão de poder, quando Lapid o substituirá.

A aliança que retirou Bibi do poder foi definida quando Lapid, líder do Yesh Atid, que saiu como a segunda maior força após as últimas eleições, e Bennet, que lidera o grupo de extrema direita Yamina, chegaram a um consenso.

Além do Yeash Atid e do Yamina, a nova coalizão que governará Israel é composta pelo Partido Trabalhista, pelo Meretz (ala esquerda do sionismo), pelo partido conservador árabe Ra’am e pelos partidos sionistas Yisrael Beitenu, Kahol Lavan e Gideon Sa’ar.

Netanyahu será mantido na liderança de seu partido, o Likud, e ocupará o cargo de líder da oposição. A legenda já se comprometeu com uma “transição pacífica de poder”.

O agora ex-primeiro-ministro permaneceu sentado em silêncio durante a votação. Depois de perder, se levantou, cumprimentou Bennett e deixou a sessão.

Pelo Twitter, a frente de esquerda Hadash, liderada pelo Partido Comunista, que votou contra o novo governo, fez críticas à nova coalizão e afirmou que “o governo de Bennet continuará a política de Netanyahu”.

O governo continuará a ocupar Jerusalém Oriental. A derrubada de Netanyahu não justifica o apoio a um governo que irá perpetuar o caminho de Netanyahu“, afirmaram.

Ainda segundo o Hadash, o governo de Bennett “continuará com a política de enterrar a questão palestina, aumentando os assentamentos nos territórios ocupados, especialmente em Jerusalém Oriental, e anexando os territórios da Cisjordânia“.

Este é um governo que não consegue dar um passo sequer na direção de uma paz justa, baseada no fim da ocupação e no estabelecimento de um Estado palestino ao lado de Israel“, afirmou.

Impasse que levou à queda de Bibi

Político israelense mais longevo no poder, de forma contínua, Netanyahu fracassou em formar um governo após as eleições em 23 de março.

O então presidente de Israel, Reuven Rivlin, encarregou o opositor Lapid de tentar formar um novo governo no último dia 5 de maio. A aliança entre o Yesh Atid e o Yamina conseguiu completar todas as assinaturas necessárias para formar uma coalizão majoritária.

Esses grupos tentam colocar fim a um impasse político que se arrasta há cerca de dois anos e meio, com quatro eleições no período, encerrando o mandato de Netanyahu, que está no poder desde 2009, embora acusado em uma série de casos de corrupção.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS