Redação Pragmatismo
Política 06/Jun/2021 às 11:53 COMENTÁRIOS
Política

Lula e FHC saem em defesa de Fernández contra medidas de Guedes no Mercosul

Publicado em 06 Jun, 2021 às 11h53

Argentina diz que proposta de redução tarifária unilateral proposta por Paulo Guedes para o bloco colocam em risco indústria do país

Lula FHC defesa Fernández contra medidas de Guedes Mercosul
FHC e Lula (Imagem: Ricardo Stuckert)

Luisa Fragão, Opera Mundi

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva subscreveram, juntos, uma nota em apoio ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, contra decisões do governo de Jair Bolsonaro no Mercosul que prejudicam o país vizinho.

Concordarmos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que este não é o momento para reduções tarifárias unilaterais por parte do Mercosul, sem nenhum benefício em favor das exportações do bloco. Concordamos também que é necessário manter a integridade do bloco, para que todos os seus membros desenvolvam plenamente suas capacidades industriais e tecnológicas e participem de modo dinâmico e criativo na economia mundial contemporânea”, afirma a nota.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, propôs uma redução tarifária unilateral no âmbito do Mercosul. A Argentina alerta, no entanto, que a medida colocaria em risco a indústria do país.

Com isso, os argentinos defendem percentuais menores de reajuste e querem que o corte incida principalmente em bens intermediários, de forma a preservar as tarifas dos produtos finais.

A nota dos ex-presidentes é mais um ato de união que ocorre nas últimas semanas. No último dia 20, a equipe de Lula compartilhou nas redes sociais uma foto de um encontro que o petista teve com FHC. Os dois almoçaram juntos em São Paulo, a convite do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS