Categories: Política

Líder da extrema direita se une à oposição para tirar Netanyahu do poder em Israel

Share

Yair Lapid tem dois dias para conquistar maioria no Parlamento; blocos da ultradireita e conservadores demonstraram apoio à aliança

Benjamin “Bibi” Netanyahu, Primeiro-ministro de Israel (Imagem: Yonatan Sindel)

Opera Mundi

O líder do partido Yesh Atid, Yair Lapid, anunciou na noite deste domingo (30) a formação de uma aliança para um novo governo em Israel após meses de negociações que podem tirar Benjamin Netanyahu, atual primeiro-ministro, do cargo.

Nesta segunda-feira (31), Lapid e seu novo aliado, Naftali Bennett, líder do ultranacionalista Yamina, continuam com as conversas. Bennett havia manifestado o interesse de fazer parte do “governo de mudança”, abandonando seu apoio irrestrito a Netanyahu nos últimos anos.

Se a coalizão conseguir mais quatro parlamentares da Knesset, os opositores colocarão fim ao governo de 12 anos de Netanyahu, o mais longo da história de Israel. Para formar maioria, são necessárias 61 cadeiras no Parlamento israelense.

Saiba mais: Ataque mais letal de Israel mata 13 crianças palestinas e 10 mulheres

Lapid, que foi designado a formar governo após a fracassada tentativa do premiê, tem até esta quarta-feira (02/06) para conseguir maioria, segundo determinou o presidente Reuven Rivlin. A expectativa da imprensa local é que o anúncio, porém, seja anunciado na terça-feira (01/06). Se o acordo for firmado, o presidente da Knesset, Yariv Levin, do partido de Netanyahu, terá que convocar a plenária para a votação do novo governo.

Ainda nesta segunda, as reuniões envolveram membros do Yesh Atid, do partido Azul e Branco, de Benny Gantz, ex-chefe do Estado-Maior (que havia tentado um governo de união nacional com o partido Likud em 2020), e do Nova Esperança, de Gideon Saar. Além do bloco de direita e ultradireita, as siglas de esquerda Partido Trabalhista e Meretz e do partido conservador árabe Ra’am também demonstraram apoio à aliança.

Leia também: Bolsonaro pretende substituir Trump como líder mundial da extrema-direita

O líder do Yesh Atid disse que ainda “há obstáculos”, mas que acredita que todo o processo de anúncio do novo governo e formação ocorrerá até o “próximo fim de semana”.

Em uma semana, o Estado de Israel pode entrar em uma nova era com um premiê diferente. Esse é o nosso primeiro teste, ver se podemos encontrar compromissos inteligentes nos próximos dias para atingir o objetivo maior. Se querem entender porque precisamos mudar a liderança em Israel, escutem o discurso de Netanyahu. Perigoso e louco, de alguém que não tem mais limite. A sua fraqueza enfraquece todos nós“, acrescentou.

Quem é Naftali Bennet?

O integrante da coalizão formada por Lapid é um ex-empresário do setor de tecnologia. Ultranacionalista, Bennet, de 49 anos, é filho de norte-americanos que se mudaram como colonos para Israel. O líder do Yamina defende a anexação da maior parte do território da Cisjordânia ocupada e um posicionamento hostil ao Irã.

Bennett já chegou a dizer que a criação de um estado palestino seria suicídio para Israel, por “razões de segurança”. Ele foi conselheiro de Netanyahu entre 2006 e 2008.

Governo de Benjamin Netanyahu

Netanyahu está no poder desde 2009 e sempre contou com o apoio de toda o espectro da direita. No entanto, há dois anos, o Likud vem sofrendo para conseguir manter suas alianças, levando o país às urnas por quatro vezes no período. O possível enfraquecimento do primeiro-ministro perpassa pela série de escândalos em que Netanyahu está envolvido.

Atualmente, ele é o primeiro chefe de Governo no cargo a ser julgado pelos crimes de corrupção, fraude e abuso de poder. Além disso, o último episódio de violência de Israel contra a Faixa de Gaza, ´promovido por Netanyahu, matou mais de 240 palestinos, incluindo mais de 60 crianças.

Apesar de defenderem um “governo de mudança”, a coalizão formada por Lapid, Gantz e Bennett defende a mesma narrativa que o primeiro-ministro Netanyahu a respeito dos territórios palestinos.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook