Redação Pragmatismo
Religião 06/Jun/2021 às 11:45 COMENTÁRIOS
Religião

Bispo da Universal pressiona fiéis para doarem auxílio-emergencial

Publicado em 06 Jun, 2021 às 11h45

“Vocês preferem o auxílio emergencial ou o auxílio providencial?”. Genro de Edir Macedo pediu a fiéis que doassem para a Igreja Universal o dinheiro do benefício concedido pelo governo. O bispo ainda pede dinheiro mesmo daqueles que estão sem emprego ou renda

bispo universal dinheiro auxílio emergencial
O presidente Jair Bolsonaro, de joelhos, é abençoado pelos bispos Edir Macedo (esq) e Renato Cardoso (dir)

O bispo da Universal Renato Cardoso, genro de Edir Macedo, aparece em um vídeo vazado nas redes sociais pedindo contribuições para cobrir os custos da igreja, afetada pelo sumiço de fiéis durante restrições impostas pela pandemia da Covid.

Com a pergunta “vocês preferem o auxílio emergencial ou o auxílio providencial?”, o bispo estimula a doação do benefício concedido pelo governo para aqueles que perderam renda. Terceiro na hierarquia, Cardoso comanda a Universal no Brasil.

No vídeo, ele diz que não será possível devolver as ofertas, mas elas se multiplicarão da mesma forma como narrada no episódio bíblico em que Jesus Cristo fez proliferar pães e peixes durante uma peregrinação com milhares de seguidores no deserto.

“Aqui, dentro desse cesto [colocado no centro do púlpito do Templo de Salomão, sede da Universal, em São Paulo] está a sua palavra. A sua palavra não mudou. O que o Senhor fez no passado, faz hoje, e multiplica para todos aqueles que confiarem em ti [sic]”, diz.

“Eu quero ouvir testemunhos, meu Pai, nesta semana ainda, de pessoas que colocaram no cesto o seu pão e peixe, a sua oferta, o seu desafio de fé, e o Senhor multiplicou.”

Cardoso afirma que, mesmo para aqueles que estão sem emprego ou renda, ocorrerá um milagre caso depositem o que têm no cesto. As informações são da Folha de S.Paulo.

Na oração, o bispo menciona a situação de fiéis que não podem trabalhar. “Meu Deus, eu não posso trabalhar, minha renda foi cortada pelo governador”, diz, em crítica aos chefes de Executivo que decretaram medidas restritivas.

Nas redes sociais, pastores da Universal, da Igreja Internacional da Graça de Deus (fundada pelo missionário RR Soares) e da Associação Vitória em Cristo (de Silas Malafaia) pregam contra o distanciamento social, pedem dízimos, defendem o tratamento precoce contra a Covid com base na cloroquina e ivermectina (ambas sem eficácia comprovada), e contestam o efeito das vacinas. Para aqueles que se contaminaram, orações e bênçãos enviadas a distância prometem a cura da moléstia.

Durante a votação do Orçamento, o governo Bolsonaro concordou em conceder perdão de dívidas tributárias — como contribuições previdenciárias, PIS e Cofins— que totalizaram R$ 1 bilhão, segundo um cálculo do ano passado feito pelo Ministério da Economia ao Congresso.

A proposta que beneficiou as entidades religiosas foi de autoria do deputado David Soares (DEM-SP) e inserida em um projeto de lei sobre a resolução de litígios com a União. Ele é filho do pastor RR Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, uma das devedoras.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS