Redação Pragmatismo
Notícias 07/Jun/2021 às 08:36 COMENTÁRIOS
Notícias

Antes de cair, Caboclo prometeu a Bolsonaro que demitiria o técnico Tite

Publicado em 07 Jun, 2021 às 08h36

Áudios vazados reforçam acusações de assédio sexual e derrubam Rogério Caboclo do comando da CBF. Ele havia prometido ao presidente Jair Bolsonaro trocar Tite por Renato Gaúcho na seleção brasileira

Bolsonaro e Caboclo
Bolsonaro e Caboclo

O Conselho de Ética da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afastou Rogério Caboclo da presidência da entidade. A suspensão, anunciada no final da tarde deste domingo, tem duração de 30 dias e ocorre após uma funcionária da CBF acusá-lo de assédio sexual e moral.

A saída adiciona mais um ingrediente ao já tenso clima dentro da seleção brasileira de futebol, que tem mantido suspense sobre sua participação na Copa América, que começa no próximo domingo, 13 de junho.

Já não é mais segredo que os jogadores e o técnico Tite não querem disputar a Copa América neste ano. O anúncio da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), com o aval e celebração do presidente Jair Bolsonaro ― em plena terceira onda da pandemia de covid-19 ―, causou mal-estar na comissão técnica e entre os jogadores, que pressionavam para que a CBF recuasse de disputar o torneio, o que não ocorreu.

A acusação de assédio sexual contra o presidente da entidade aprofundou o desgaste dentro da equipe brasileira, que pretende se pronunciar ainda nesta semana sobre a decisão em relação ao campeonato continental. Áudios vazados neste domingo (6) reforçam a denúncia.

“Masturbava”

Entre os fatos narrados pela funcionária estão constrangimentos sofridos por ela em viagens e reuniões com o presidente e na presença de diretores da CBF. Na denúncia, a funcionária detalha o dia em que o dirigente, após sucessivos comportamentos abusivos, perguntou se ela se “masturbava”. Entre outros episódios de extrema gravidade, Caboclo tentou forçá-la a comer um biscoito de cachorro, chamando-a de “cadela”.

A funcionária afirma ainda que ela teve sua vida pessoal exposta diante de outros funcionários, com narrativas falsas criadas pelo presidente acerca de supostos relacionamentos que teria tido no âmbito da CBF. Parte destes episódios, de acordo com a manifestação da funcionária, aconteceu em reuniões que tinham a presença de todos os diretores da entidade. A denúncia diz ainda que os abusos eram de conhecimento de outros diretores.

Renato Gaúcho

Antes de cair, Rogério Caboclo havia prometido ao amigo Jair Bolsonaro que demitiria o técnico Tite do comando da seleção brasileira. As informações foram reveladas pelo jornalista André Rizek, da TV Globo. A saída de Tite daria lugar a Renato Gaúcho, apoiador do atual governo.

Uma possível demissão de Tite seria um ponto positivo na visão do governo, que busca melhorar a imagem de Bolsonaro com um título da Copa América. Além disso, uma nova convocação de Renato Gaúcho para a competição poderia excluir alguns dos jogadores que se manifestaram contra a realização do torneio.

Confira trechos da transcrição dos áudios:

Rogério Caboclo: Seu coração tá no cabeção ou no pilotão?

Funcionária: Em nenhum dos dois

RC: Em quem tá?

F: Não tá em ninguém, é verdade. Mulher consegue ficar bem sozinha.

RC: Eu conheço minha mulher há 26 anos… Já apaixonei, pirei por amor.

[…]

RC: Eu tinha te jurado que eu não ia falar sobre assuntos particulares. Ela tem a b… dela e eu tenho o meu pau […] Eu sou horroroso?

F: Chefe, eu não vou entrar no assunto da vida sexual de vocês [ri constrangida].

RC: […] Ela vai fazer ginástica, vai voltar tesuda […]

F: Então, todo mundo. Deixa ela ser feliz.

RC: Sabe o que eu sou contra? Nada […] Você quer uma taça de vinho? […] Não… se não parece que eu tô louco […] Posso te fazer uma pergunta?

F: Chefe, não vou me meter na sua vida sexual seu e da […]. Não vou, não vou.

RC: Não é isso. É na sua [vida pessoal].

F: Deixa a minha [vida pessoal] quietinha.

RC: Você consegue resistir ao […] todo dia dando em cima de você?

F: Consigo, nós somos amigos. Acabei de falar, consigo, ponto, nós somos amigos. E tá tudo bem, tá tudo certo, nós somos amigos, a gente se dá bem, ele no sofá, eu no quarto e tá tudo bem.

RC: Eu não acredito.

F: Eu não tenho por que mentir, não.

RC: Tá bom. Segunda pergunta. Posso?

F: Fala.

[…]

RC: Você se masturba?

F: Chefe, tchau.

RC: Ei…

F: Não quero falar disso, não quero. Eu vou avisar ao […] que você tá lá embaixo.

Recomendações

COMENTÁRIOS