Redação Pragmatismo
Racismo não 31/Mai/2021 às 18:00 COMENTÁRIOS
Racismo não

Vídeo: Jovem negro leva soco e desmaia durante abordagem da PM

Publicado em 31 Mai, 2021 às 18h00

Policial militar agride jovem negro e profere xingamentos racistas. Ouvidoria quer que policiais militares respondam por abuso de autoridade, lesão corporal e racismo

Vídeo: Jovem negro leva soco e desmaia durante abordagem da PM
(Imagem: reprodução)

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um policial militar agredindo com um soco um rapaz negro durante uma abordagem, em Caieiras, na região Metropolitana de São Paulo, no sábado (29).

O vídeo, de pouco mais de 20 segundos, foi gravado por um amigo do homem, que também foi abordado pelos policiais. Ao Uol, o jovem afirmou que foi chamado de “negro lixo” durante o enquadro.

Nas imagens é possível ver o jovem, chamado Kaio Souza, aparece discutindo com o policial, identificado como cabo Oliveira, que grita algumas vezes para que ele se afaste. Os jovens questionam a abordagem. “Tá pensando que você é quem? Quem é você aqui, rapaz? Você não é ninguém? Baixa a bola, negão. Baixa a bola. Pra mim você não é p**** nenhuma mesmo, não“, diz um dos policiais.

Durante a confusão também é possível ouvir que os jovens acusam os PMs de racismo ao dizer “isso é racismo, hein”.

O rapaz, então, parece dizer algo para o PM e nesse momento é agredido com um soco e cai na calçada e a gravação termina.

Eles [policiais] já abordaram a gente e vieram com agressão. Em nenhum momento fizemos nada. Logo que nos abordaram um deles me chamou de ‘negro lixo’ e eu não aceitei, disse que somos trabalhadores e não lixo. Aí aconteceu o que mostra o vídeo. Na hora que eu virei, levei um soco no rosto e fiquei caído cheio de sangue“, relata Kaio, de 33 anos.

Ainda segundo ele, na sequência, ele e dois amigos foram algemados e levados para a delegacia. O caso foi registrado como embriaguez, resistência, desobediência e lesão corporal mútua. Os rapazes foram liberados após prestarem depoimento.

No registo do boletim de ocorrência, os policiais afirmaram que três rapazes que estavam em duas motos foram abordados porque apresentavam sinais de embriaguez e teriam recebido os policiais com xingamentos. Os policiais que fizeram a abordagem pertencem ao 26º Batalhão Metropolitano.

De acordo com o boletim de ocorrência, cabo Oliveira e o soldado Dietrich, do 26º Batalhão Metropolitano, afirmaram que três rapazes que estavam em duas motos foram abordados porque apresentavam sinais de embriaguez e teriam recebido os policiais com “xingamentos por parte dos abordados, que se negaram a obedecer as ordens emanadas pelos policiais militares, inclusive com claros sinais de estarem embriagados”. Cabo Oliveira alegou que, “em diversas oportunidades”, Kaio investiu contra ele, que pediu para que se afastasse bem como parentes deles, curiosos e outras pessoas que teriam aparecido e cercado os policiais.

Em determinado momento, o cabo afirma que “veio a desferir um soco na região do queixo e boca do abordado” quando o homem teria voltado a avançar contra ele. O homem foi socorrido ao Hospital de Caieiras e os policiais apresentaram o caso ao DP da cidade.

Um dos jovens abordados gravou um vídeo nas redes sociais denunciando que os policiais foram racistas. “Você é abordado, chamado de neguinho, chamado de lixo, você acha que ia ficar alterado ou não?”, questiona. “Não, eu não sou lixo, não, eu trabalho, eu pago minhas contas”, prossegue indignado.

Ele também afirma que foram desencorajados a denunciar a agressão. “Tem pessoas próximas dele [Kaio] dizendo que não vai dar em nada. Eles acham que só porque moramos numa região de classe C, periférica, que seja, que não tem contato que não vai lutar pelos seus direitos, que não vai buscar por justiça, isso é horrível”.

O que diz a polícia

A Corregedoria da Polícia Militar foi notificada sobre o caso e o militar que aparece dando o soco no rapaz foi afastado dos trabalhos operacionais e segue em serviços internos na corporação.

Todas as circunstâncias relativas à ocorrência são objeto de uma investigação pelo 1° Distrito Policial de Caieiras, da Polícia Civil, além de um inquérito policial militar (IPM), com acompanhamento da Corregedoria da PM. O agente já está afastado do serviço operacional e assim permanecerá enquanto durar a apuração dos fatos. A Secretaria da Segurança Pública não compactua com desvios de conduta de qualquer natureza, defende a apuração rigorosa dos fatos e reforça que tais atitudes não refletem os valores e práticas difundidas pela Polícia Militar“, disse em nota a secretaria de Segurança Pública (SSP).

Com Uol, Ponte e G1

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS