Redação Pragmatismo
Justiça 21/Mai/2021 às 07:55 COMENTÁRIOS
Justiça

STF rejeita pedido de pais veganos e diz que Estado pode obrigar vacinação

Publicado em 21 Mai, 2021 às 07h55

STF nega pedido de pais veganos: Estado pode obrigar vacinação contra a Covid. Ministros formam maioria contra pedido de pais que não queriam submeter filhos à vacinação

STF rejeita pedido pais veganos Estado obrigar vacinação covid
(Imagem: Michael Melo | Metrópoles)

Thayná Schuquel, Metropoles

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para reiterar o entendimento segundo a qual o Estado pode determinar aos cidadãos que se submetam, compulsoriamente, à vacinação, incluindo a vacina contra a Covid-19, prevista na Lei nº 13.979, de 2020.

O colegiado analisa o caso de pais veganos que não queriam submeter o filho menor à vacinação obrigatória definida pelo Ministério da Saúde.

Saiba mais:
Brasil tem a pior gestão mundial da pandemia, diz consultoria britânica
“Brasil não levou a pandemia a sério e muitos morreram desnecessariamente”, diz Nobel de Medicina

O relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o argumento de que os pais podem decidir sobre a vacinação dos filhos a partir de motivação filosófica não é válido. Ele lembrou que a própria Corte já havia resolvido essa controvérsia quando decidiu ser constitucional a obrigatoriedade de imunização por meio de vacina.

Na ocasião, o STF, estabeleceu como condições para a obrigatoriedade que a vacina fosse registrada em órgão de vigilância sanitária e tenha sido incluída no Programa Nacional de Imunizações.

Leia também: Reduzir o consumo de carne vermelha deveria ser uma meta de vida

Barroso foi seguido, até agora, pelos ministros Rosa Weber, Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS