Redação Pragmatismo
Tragédia 18/Mai/2021 às 19:54 COMENTÁRIOS
Tragédia

Mulher que saiu caminhando após explosão de botijão morre 10 dias depois

Publicado em 18 Mai, 2021 às 19h54

Vítima de uma explosão causada por um vazamento de gás em Belém, cozinheira chegou a sair andando após o choque. Ela teve 77% do corpo queimado

explosão botijão de gás belém

A cozinheira que saiu andando após uma explosão de botijão de gás em Belém (PA) morreu nesta terça-feira (18). Maria do Socorro Teodoro da Conceição, de 47 anos, passou dez dias internada no Hospital Metropolitano para tratar os ferimentos. O acidente aconteceu no dia 8 de maio em uma lanchonete do Terminal Rodoviário da cidade.

Com 77% do corpo queimado, a vítima foi tratada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência — referência em tratamento de queimados no norte do país. A mulher teve lesões tanto na parte externa, como interna do corpo.

A coordenadora de enfermagem do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Nellyane Ferro, explica que o caso dela foi raro.

“Nesses casos de explosão em local fechado, o risco de morte é muito alto. Em um primeiro momento pelas queimaduras internas, nas vias aéreas, assim como na superfície corpórea, dependendo da extensão da área atingida”.

A enfermeira explica que geralmente o paciente desmaia pela inalação defumaça, porque foi atingido por destroços, ou ainda pelo abalo emocional, mas mesmo com a maior parte do corpo queimado, a cozinheira conseguiu sair da casa para pedir socorro.

“Infelizmente, a gravidade vem com o passar dos dias, evolui de acordo com a lesão e mecanismo do trauma, por ser em um local fechado”.

Por conta da gravidade dos ferimentos, ela foi imediatamente intubada e encaminhada para a UTI, onde ficou desde que deu entrada no hospital. “O primeiro procedimento ao chegar ao hospital foi a intubação. Ela teve muitos edemas nas vias respiratórias e perdeu a primeira camada de proteção da pele”, explicou.

A explosão ocorreu em um espaço fechado onde funciona a cozinha e uma sala de descanso do sindicato das vans do Pará, no centro de Belém, e foi motivada por um vazamento no botijão de gás do local.

A casa foi destruída e isolada pelos órgãos de segurança. Com o impacto, locais vizinhos foram atingidos por destroços, entre eles o Terminal Rodoviário da cidade.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS