Redação Pragmatismo
Racismo não 20/Mai/2021 às 17:25 COMENTÁRIOS
Racismo não

Homem se recusa a ser vacinado por enfermeira negra na Bahia

Publicado em 20 Mai, 2021 às 17h25

"Perguntei por que ele não queria ser vacinado. Ele me disse: 'Você é negra'. Fiquei sem reação, em choque. Isso tirou o meu chão"

Thaís Carvalho vacina negra
Thaís Carvalho

Um homem branco se recusou a receber a vacina contra a Covid-19 porque a voluntária que aplicaria o imunizante é negra. O episódio racista ocorreu em Ilhéus, no sul da Bahia, na última segunda-feira (17).

Thaís Carvalho, 30, está no 5º semestre de enfermagem e é voluntária da vacinação na cidade. A jovem diz que ficou “em choque” e “sem reação” após o incidente.

“O filho dele fazia a ficha para ele receber a vacina. Então me abaixei para ficar na altura dele [o homem é cadeirante] e perguntei por que ele não queria ser vacinado. Ele me disse: ‘Você é negra’. Fiquei sem reação e saí”, relatou.

“Eu já tinha passado por outras situações de racismo na vida, com olhares preconceituosos, mas nada parecido com isso”, afirmou.

A estudante ficou de dar queixa na delegacia local para registrar o crime, mas acha difícil o homem ser identificado.

“Eu não fiz a ficha dele e, logo após a atitude racista dele, saí para aplicar as vacinas, estava com isopor e seringas na mão. Nesse dia, foram 550 pessoas vacinadas”, disse.

Eu não acreditei nas coisas que ouvi. Ele se recusou a ser vacinado por mim, porque sou negra. Isso tirou o meu chão, eu fiquei em estado de choque.

A Prefeitura de Ilhéus divulgou uma nota de repúdio, na qual o prefeito Mário Alexandre (PSD) afirma que ações racistas devem ser repudiadas e combatidas por todas as pessoas.

“Deixo a minha solidariedade a Thaís. Atitudes como essa são inaceitáveis em um país cuja maioria da população é autodeclarada negra”, comentou.

“Infelizmente, ainda nos deparamos com comportamentos mesquinhos, que humilham as pessoas. Mas não vamos parar de lutar por uma sociedade justa e igualitária, combatendo qualquer tipo de violência e crimes de ódio e discriminação.”

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS