Redação Pragmatismo
Saúde 25/Mai/2021 às 11:19 COMENTÁRIOS
Saúde

“Eles têm pênis na porta”, diz Capitã Cloroquina sobre Fiocruz

Publicado em 25 Mai, 2021 às 11h19

Capitã Cloroquina diz que na Fiocruz tem “pênis na porta” e no CONEP “fazem cocô em crucifixo”

Mayra Pinheiro
Mayra Pinheiro, a ‘Capitã Cloroquina) (Foto: Mauri Melo)

Em um áudio que circula desde 2019, a médica Mayra Pinheiro divulgou uma série de fake news sobre a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e sobre o CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde no governo Bolsonaro, Mayra cita “pênis na porta”, “cocô em crucifixo”, “tapetes do Che Guevara” e “figurinhas do Lula”.

As mensagens viralizaram em grupos bolsonaristas, que tratam a informação como verídica. A fala de Mayra foi desmentida pelo Boatos.org (veja abaixo).

Conhecida como ‘Capitã Cloroquina’, Mayra Pinheiro é ouvida nesta terça-feira (25) na CPI da Covid. A médica é uma das maiores entusiastas da cloroquina no Brasil para o tratamento da Covid-19. No campo da Ciência, porém, já está comprovado que o medicamento é completamente ineficaz contra a doença.

Relembre o desmentido do Boatos.org sobre o áudio de Mayra:

De acordo com essa matéria da revista Piauí, o áudio em questão foi gravado em maio de 2019 e, nele, Mayra teria dito que a Fiocruz tem um pênis na porta de sua sede, tapetes com a figura de Che Guevara, figurinhas do Lula livre e da Marielle vive por todos os locais.

Ainda em 2019, eu tive a felicidade de participar de uma mesa redonda sobre fake news na Fiocruz em Brasília. No evento, eu, inclusive, havia alertado sobre como notícias falsas podem induzir ações da população em um surto (usando o exemplo do surto da febre amarela em São Paulo).

Na ocasião, pude entrar no prédio-sede da Fiocruz em Brasília. E, pasmem, não vi nenhum tapete do Che Guevara, adesivos do Lula Livre e da Marielle Vive ou, ainda, um “pênis na porta”. Com isso, temos três possibilidades: 1) Esconderam tudo na minha visita. 2) Os aparatos estão em outra sede. 3) O áudio deu uma informação errada (até porque se a denúncia fosse real, teríamos provas como fotos ou processos administrativos internos, não).

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

AO VIVO: Capitã cloroquina na CPI da COVID:

Recomendações

COMENTÁRIOS