Redação Pragmatismo
Notícias 23/Abr/2021 às 17:05 COMENTÁRIOS
Notícias

Romantização da pobreza em emissora de Ratinho provoca revolta nas redes

Publicado em 23 Abr, 2021 às 17h05

"Subestimam a nossa inteligência". Reportagem veiculada na emissora de Ratinho, amigo de Bolsonaro, romantiza a pobreza para menosprezar o aumento do preço do gás de cozinha

gás de cozinha

Uma reportagem veiculada nesta quinta-feira (22) na Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná, repercutiu nas redes sociais pela tentativa forçada de ‘romantizar’ a pobreza. O proprietário da emissora é o apresentador Ratinho, amigo pessoal do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Gás caro e comida mais saborosa: fogão à lenha vira xodó nas casas”, diz a chamada da reportagem. Ao anunciar a matéria, o âncora chega a dizer que “prefere muito” comida feita em fogão à lenha, mas lamenta não poder usufruir porque mora “em apartamento”.

E a sucessão de cretinices só aumenta com o início da veiculação da reportagem. Com uma música alegre ao fundo, a repórter narra a rotina de mulheres que “começam bem cedinho” a cortar lenha para preparar as refeições — como se a vida daquelas mulheres tivesse melhorado a partir do momento em que não conseguiram mais comprar gás de cozinha.

A matéria também foi publicada no canal do youtube da emissora. “Ratinho tentando passar pano de maneira sutil para o amigo Bolsonaro. E para isso ainda utilizam os menos favorecidos. Subestimam a nossa inteligência”, comentou um internauta. Confira outras reações:

— Próxima reportagem: Rato assado: Entenda como o prato se popularizou entre as pessoas de baixa renda.

— Que reportagem péssima. Pessoas voltando ao tempo das cavernas para poder cozinhar e vocês glamourizando isso. Jornalismo de péssima qualidade.

— Próxima reportagem: frutas emboloradas: aprenda a comer essa iguaria sem morrer intoxicado.

— Essa matéria é tão cínica, pois não conta os males que a utilização desse tipo de fogo causa à saude das pessoas e dos planetas. O gás não é para estar caro desse jeito, as pessoas não são para encher os pulmões de fuligem porque existe um governo incompetente que bota a bronca no bolso de quem é pobre

— Sou gastrônomo e exaltar que o sabor melhora tem um problema escondido aí. Como as pessoas não têm acesso ao gás, recorrer à lenha e muitas vezes ao carvão, gera um aumento muito forte em casos de problemas respiratórios. Nem toda casa é um casarão de campo com fogão a lenha da vovó e saída de ar bonitona vintage, retrô, boho-chique que às vezes as pessoas têm em mente.

VÍDEO:

Recomendações

COMENTÁRIOS