Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 21/Abr/2021 às 09:31 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Ricardo Salles ridiculariza indígenas em publicação nas redes

Publicado em 21 Abr, 2021 às 09h31

Postagem do ministro do Meio Ambiente ridiculariza indígenas. Chacota ocorre às vésperas da Cúpula do Clima, encontro organizado pelo presidente norte-americano Joe Biden. As atenções internacionais se voltam para o governo Bolsonaro, que vem batendo recordes de desmatamentos e queimadas e estimulando invasões de terras indígenas

Ricardo Salles ridiculariza indígenas publicação redes celular tecnologia
(Imagens: reprodução)

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ridicularizou, em uma postagem em uma rede social na manhã desta terça-feira (20), indígenas que utilizam telefones celulares.

No “story” da conta do ministro, que é seguida por 344 mil perfis, foram divulgadas três fotos de indígenas utilizando ou carregando telefones celulares. A primeira imagem tem como texto: “Recebemos a visita da tribo do iPhone“.

As fotos têm círculos vermelhos para destacar os telefones nas mãos dos indígenas.

Saiba mais: As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

Após a publicação da informação pela coluna, a única parlamentar indígena do Congresso, a deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR), pediu espaço, em sessão virtual na Câmara dos Deputados no início da noite desta terça-feira (20), para repudiar a “chacota” do ministro.

Eu quero falar o seguinte, seu ministro: nós podemos usar qualquer tecnologia, nós podemos assumir qualquer cargo e qualquer posição e nem por isso vamos deixar de ser indígenas. Nos somos cientes dos nossos direitos e por isso que nós manifestamos publicamente que é obrigação do Estado defender os direitos dos povos indígenas e seus direitos constitucionais“, disse Joênia.

A publicação de Salles ocorre às vésperas da Cúpula do Clima, encontro virtual organizado pelo presidente norte-americano Joe Biden com cerca de 40 líderes mundiais de quinta-feira (22) a sexta-feira (23).

As atenções internacionais se voltam para o governo de Jair Bolsonaro, que vem batendo repetidos recordes de desmatamentos e queimadas, que impactam povos indígenas de diversas partes do país, quadro agravado pela pandemia do novo coronavírus.

Leia também: Covid-19 começa a dizimar os povos indígenas no Brasil

A publicação também é feita logo após o Dia do Índio, que foi lembrado nesta segunda-feira (19) em diversas manifestações no país, incluindo a Esplanada dos Ministérios, onde Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) estendeu faixas para denunciar o governo Bolsonaro.

Apesar de dizer, na publicação, que “recebeu” indígenas, inexiste na agenda oficial do ministro qualquer encontro com liderança indígena entre a segunda-feira (19) e a terça-feira (20). Também não foi divulgado texto, pela assessoria do ministério, sobre eventual encontro entre Salles e indígenas.

Veja as imagens publicadas pelo ministro:

Ricardo Salles ridiculariza indígenas publicação redes celular dia do índio tecnologia
Ricardo Salles ridiculariza indígenas publicação redes celular dia do índio tecnologia
Ricardo Salles ridiculariza indígenas publicação redes celular dia do índio tecnologia

Rubens Valente, Uol

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS