Redação Pragmatismo
Notícias 28/Abr/2021 às 10:59 COMENTÁRIOS
Notícias

Paulo Guedes pede desculpas após vazamento de vídeo em que critica a China

Publicado em 28 Abr, 2021 às 10h59

Sem saber que estava sendo filmado, Guedes disse que o coronavírus foi criado na China e ainda criticou a eficácia da CoronaVac. Ao perceber que foi gravado, o ministro da Economia pediu: “Não manda para o ar, por favor”. No entanto, a transmissão era ao vivo. Embaixador chinês se manifestou

guedes china vacina
Paulo Guedes não sabia que estava sendo filmado quando criticou a China. Na mesma reunião, ministro Ramos disse que tomou a vacina “escondido”

O embaixador da China do Brasil, Yang Wanming, respondeu às críticas feitas por Paulo Guedes e lembrou que os chineses são os principais fornecedores de vacinas contra a covid-19 no Brasil.

“Até o momento, a China é o principal fornecedor das vacinas e os insumos ao Brasil, que respondem por 95% do total recebido pelo Brasil e são suficientes para cobrir 60% dos grupos prioritários na fase emergencial”, apontou.

Wanming ainda citou a CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac. “A Coronavac representa 84% das vacinas aplicadas no Brasil.”

A postagem, feita nas redes sociais do embaixador, é uma resposta a fala de Guedes durante encontro do Conselho de Saúde Complementar na terça-feira (27).

Sem saber que estava sendo filmado, Guedes disse que o coronavírus foi criado na China e ainda criticou a eficácia da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac. “O chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva do que a do americano”, declarou.

Ao descobrir que estava sendo filmado, o ministro da Economia pediu: “Só não manda para o ar, por favor”. No entanto, a transmissão era ao vivo. Minutos depois, o vídeo foi retirado do ar.

Guedes pede desculpas

Na noite de terça, Guedes disse que a declaração havia sido um ‘episódio infeliz’. “Quis dar a importância ao setor privado de como consegue produzir respostas. Então mesmo um vírus desconhecido que veio de fora, eles conseguiram fazer uma vacina que parece mais eficaz ainda do que a da própria região que saiu o vírus. Foi só essa imagem que eu quis usar”, explicou.

O próprio Paulo Guedes foi vacinado com a CoronaVac e já tomou as duas doses. “Nós somos muito gratos à China por ter nos enviado vacina. Eu tomei a CoronaVac, tomei a primeira dose 30 dias atrás e a segunda dose neste domingo, então eu não vou falar mal da vacina”, afirmou.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Guedes ainda disse que as declarações não tiveram “nenhum objetivo” e declarou que o novo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, entraria em contato com autoridades chinesas para desfazer o “mal entendido”.

Recomendações

COMENTÁRIOS