Redação Pragmatismo
Saúde 13/Abr/2021 às 10:44 COMENTÁRIOS
Saúde

Pacientes que tomaram vacina de Johnson & Johnson contraem doença rara

Publicado em 13 Abr, 2021 às 10h44

EUA devem suspender uso da vacina Johnson & Johnson após alguns pacientes contraírem doença rara. Os casos de representam apenas 0,0000008824% das doses aplicadas

Pacientes tomaram vacina de Johnson & Johnson doença rara
(Imagem: Golden Shrimp)

Sputniknews

As agências federais de saúde dos EUA exigiram na terça-feira (13) uma pausa imediata no uso da vacina de dose única anti-COVID-19 da Johnson & Johnson (J&J).

Seis pessoas que foram inoculadas com a vacina nos EUA já desenvolveram uma doença rara relacionada com coágulos de sangue, relataram as autoridades informadas sobre a decisão.

Hoje a FDA [Administração de Controle de Alimentos e Drogas dos EUA] e os CDC [Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA] emitiram uma declaração a respeito da vacina contra a COVID-19 da Johnson & Johnson. Por uma abundante precaução, recomendamos uma pausa no uso desta vacina.”

Leia também: Araraquara vs Bauru: as consequências do lockdown e do ‘libera geral’

Em uma declaração conjunta, os CDC e a FDA anunciaram que a medida foi tomada para permitir uma investigação após coágulos de sangue potencialmente perigosos serem detectados em seis mulheres nos dias seguintes a serem vacinadas, e também devido a uma redução da contagem de plaquetas no sangue.

O tratamento deste tipo específico de coágulo de sangue é diferente do tratamento que normalmente pode ser administrado.

Os CDC convocarão uma reunião do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização na quarta-feira [14] para rever mais profundamente estes casos e avaliar seu significado potencial. A FDA revisará essa análise, pois também está investigando esses casos.”

Além de canais de distribuição federal dos EUA, tais como locais de vacinação em massa, espera-se que os estados e outros fornecedores também parem temporariamente de administrar a vacina J&J.

Quatro casos graves de coágulos de sangue incomuns” tinham sido relatados depois que as pessoas receberam a vacina da Johnson & Johnson, de acordo com autoridades sanitárias europeias, que disseram estar investigando esses incidentes e que “não está atualmente claro” se houve uma associação causal entre a vacina e os coágulos.

Desde 3 de março, mais de 6,8 milhões de doses da vacina J&J já foram administradas nos EUA.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS