Redação Pragmatismo
Homofobia 14/Abr/2021 às 10:42 COMENTÁRIOS
Homofobia

"Esses gays não respeitam mais ninguém": jovem é vítima de violência homofóbica

Publicado em 14 Abr, 2021 às 10h42

"Esses gays não respeitam mais ninguém, nem no ônibus a gente tem sossego". Além de xingamentos, jovem homossexual foi agredido fisicamente por motorista e cobrador de ônibus

O jovem Kevin Victor de Oliveira Silva, de 20 anos, denunciou um motorista por agressão física e ataques homofóbicos dentro de um ônibus da linha 8400. O caso aconteceu na cidade de São Paulo na última segunda-feira (12).

Segundo o relato de Kevin, logo que ele entrou no ônibus, no terminal Pirituba, ele foi ofendido pelo motorista e pelo cobrador. Ele filmou parte da situação e registrou o momento em que foi agredido. O jovem ainda revelou que os outros passageiros não se dispuseram a ajuda-lo.

De acordo com o boletim de ocorrência, o motorista e o cobrador teriam reclamado que um homossexual entrou no ônibus. “Esses gays não respeitam mais ninguém, nem no ônibus a gente tem sossego“, teriam dito.

Após notar que estava sendo filmado, o motorista ficou alterado. Ele puxou o cabelo de Kevin, desferiu chutes contra a vítima e o empurrou.

Sempre fiquei sabendo de inúmeros casos com pessoas e amigos próximos, e hoje veio a acontecer comigo”, escreveu Kevin nas redes sociais, onde denunciou o caso. “O que mais me assusta é que não temos mais segurança nem dentro de um ônibus.”

Kevin divulgou uma foto mostrando como ficou após os ataques. As imagens mostram a boca do jovem machucada.

gays não respeitam ninguém jovem vítima violência homofóbica são paulo
Passageiro Kevin acusa motorista de ônibus de homofobia e agressão em SP

Em entrevista ao G1, ele falou que o condutor se incomodou com seu estilo. “Uso cabelos compridos com tranças e roupas curtas. Às vezes, uso unhas postiças coloridas”, disse a vítima. “Então para mim ficou claro que ele estava sendo homofóbico comigo, eu estava sendo vítima de homofobia naquele momento”, alegou.

gays não respeitam ninguém jovem vítima violência homofóbica são paulo

Kevin não conseguiu registrar o nome do motorista, mas é possível ver o rosto dele nos vídeos.

Fiquei em estado de choque. Estou com medo de voltar a andar de ônibus. Já sofri assédio [sexual], mas nunca fui agredido fisicamente, ainda mais uma agressão motivada por homofobia”, disse o rapaz. “Será que o motorista agrediria um homem de 2 metros de altura? Eu sou pequeno, franzino e gay”.

Em nota, a SPTrans afirmou que repudia “qualquer tipo de violência no transporte público e informa que vai colaborar com as investigações policiais no caso citado, já registrado em Boletim de Ocorrência“.

O órgão ainda afirmou que encaminhou o caso à empresa que opera a linha para que seja feita uma investigação e o motorista seja identificado:

Leia a nota completa:

A SPTrans repudia qualquer tipo de violência no transporte público e informa que vai colaborar com as investigações policiais no caso citado, já registrado em Boletim de Ocorrência. A SPTrans também encaminhou o caso à empresa que opera a linha para que realize as apurações necessárias, identifique o motorista e tome as providências cabíveis em relação a seu funcionário.

Como gestora do sistema de transporte público, a SPTrans realiza junto às empresas operadoras o programa Viagem Segura, com treinamentos que incluem itens como condução segura, respeito aos passageiros, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de conduta durante casos de abuso.

Os passageiros podem colaborar com o trabalho de fiscalização, registrando sua denúncia no portal SP156 (https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal) ou ainda por meio do telefone 156.

Com Yahoo e G1

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS