Redação Pragmatismo
Ciência 21/Abr/2021 às 05:56 COMENTÁRIOS
Ciência

Atila Iamarino chora: “O país está tentando matar a gente”

Publicado em 21 Abr, 2021 às 05h56

Biólogo vai às lágrimas ao comentar pandemia desgovernada no Brasil: “Que dignidade é internar alguém sem ter a condição de anestesiar a pessoa?”

Atila Iamarino chora país tentando matar gente
Atila Iamarino

Plinio Teodoro, Revista Fórum

Alertando para os riscos e perigos da Covid-19 desde o início da pandemia, Atila Iamarino, doutor em Biologia e divulgador científico, chorou em live na noite desta segunda-feira (19) ao comentar “o que o Brasil fez de errado” com Márcia Castro, Professora de Demografia e Chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Saiba mais: Brasil tem a pior gestão mundial da pandemia, diz consultoria britânica

Ao falar da morte de um conhecido de um amigo, de “trinta e poucos anos”, o biólogo foi às lágrimas.

Esse conhecido, quando entrou na UTI estava pedindo para a família não internar ele. Porque ele ia morrer. Porque iam matar ele lá dentro desta UTI. É isso que estão roubando da gente: é a dignidade, é a esperança de você ter um atendimento de saúde”, afirmou.

E desculpa ficar mexido assim, mas é isso que eu não queria passar ou ver com alguém próximo. Mas é essa esperança de vida que nos está sendo roubada, que está sendo roubada no lixo. De você ter um atendimento de saúde numa boa hora, a segurança de sair para fazer coisas essenciais, de levar meia vida. Porque o mundo inteiro está em uma meia vida com a pandemia. Não é brasileiro que está trancado em casa”, complementa.

Segundo Atila, “o que a gente está perdendo como nação é isso que a gente podia ser”. “É um sistema de saúde como o SUS, que não vai dar o melhor atendimento do mundo – que tem filas, que sempre teve falhas, que sempre faltou leito -, mas que agora as pessoas entram com medo de que vão ser mortas lá dentro. Que dignidade é internar alguém sem ter a condição de anestesiar a pessoa”, disse.

Assista

Fique por dentro:
Cidades que distribuíram “kit covid” tiveram taxa de mortalidade mais alta
Pacientes estão na fila de transplante de fígado após tomarem ‘kit covid’
Novo ministro da Saúde critica lockdown e desconversa sobre ‘tratamento precoce’
O destino trágico da cidade que distribuiu cloroquina e ivermectina de graça

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS