Redação Pragmatismo
Saúde 28/Abr/2021 às 08:14 COMENTÁRIOS
Saúde

Após cinco meses, taxa de transmissão da covid-19 cai no Brasil

Publicado em 28 Abr, 2021 às 08h14

Índice aponta que um grupo de 100 pessoas infectadas pode transmitir o vírus para outras 93; na última semana, taxa brasileira estava em 1,06

meses pandemia taxa de transmissão covid-19 cai Brasil vacina coronavírus
(Imagem: Tânia Rêgo | ABr)

Opera Mundi

A Imperial College London, universidade do Reino Unido, divulgou nesta terça-feira (27/04) que a taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil atingiu o índice de 0,93, indicando uma queda pela primeira vez em cinco meses.

Esse número aponta que um grupo de 100 pessoas infectadas pode transmitir o vírus para outras 93. Na última semana, o índice brasileiro estava em 1,06.

Desde dezembro de 2020, o levantamento da universidade indica que a taxa de transmissão brasileira está acima de 1. Mesmo com a leve queda, a Imperial College aponta que a taxa de transmissão desta semana pode variar entre 0,80 e 0,95.

Ainda segundo as projeções, os dados da universidade indicam que o número de óbitos pode chegar a 16.800 nesta semana. A contagem também varia entre 16.200 mortes e, o mais negativo, com 17.500.

Saiba mais: “Brasil não levou a pandemia a sério e muitos morreram desnecessariamente”, diz Nobel de Medicina

A Imperial College vem afirmando que há uma mudança nas notificações de casos e mortes no Brasil em decorrência da pandemia, e que tais resultados devem continuar sendo “interpretados com cautela”.

Anvisa barra a importação e o uso da Sputnik V

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) barrou na noite desta segunda-feira (26/04) a importação e o uso da vacina russa Sputnik V contra a covid-19 no Brasil.

Segundo o órgão brasileiro, a presença de adenovírus replicante na composição da vacina poderia acarretar riscos à saúde. A fórmula do imunizante utiliza dois vetores adenovirais, um para cada dose, contendo sequências genéticas do coronavírus Sars-CoV-2, causador da covid-19.

Os fabricantes da vacina Sputnik V afirmaram que a decisão da Anvisa é de “natureza política”. “Os atrasos da Anvisa na aprovação da Sputnik V são, infelizmente, de natureza política e não têm nada a ver com acesso à informação ou ciência”, diz uma mensagem em português publicada pela conta oficial de promoção da vacina no Twitter.

Pouco tempo depois, o Kremlin se pronunciou e disse que os contatos com o órgão brasileiro irão continuar. “Os contatos vão continuar. Se faltam alguns dados, eles serão entregues. Não deve haver dúvidas sobre isso“, afirmou o porta-voz Dmitriy Peskov.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS