Redação Pragmatismo
Polícia Militar 29/Mar/2021 às 11:32 COMENTÁRIOS
Polícia Militar

VÍDEO: PM que abriu fogo contra o Bope é morto na Bahia

Publicado em 29 Mar, 2021 às 11h32

Com rosto pintado de verde e amarelo, PM falou em "honra" e "desonra" dos policiais enquanto fazia disparos de fuzil

PM Bahia

Agência Estado

Um soldado da PM (Polícia Militar) mobilizou uma equipe do Bope (Batalhão de Operações Especiais) hoje à tarde ao caminhar em torno do Farol da Barra, em Salvador, e atirar para o alto. Ele foi baleado hoje à noite, após atirar contra policiais que participavam da ação. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública) baiana, ele teria tido um “surto psicótico”.

Após 3h30 de negociação, ele disparou um fuzil contra guarnições do Bope. Aproximadamente às 18h35, o soldado verbalizou que havia chegado o momento, fez a contagem regressiva e iniciou os disparos. Após pelo menos dez tiros, o soldado foi neutralizado e socorrido para o Hospital Geral do Estado.

Vídeos mostram o soldado fardado e fazendo pelo menos um disparo com arma de fogo bem próximo à entrada do farol, ao lado de um carro estacionado com a porta aberta e uma grade derrubada, que provavelmente protegia o local. Também é possível ver o momento exato em que o soldado efetua disparos em direção às viaturas, caindo em seguida, ao ser baleado. A SSP confirmou que ele efetuou disparos com arma de fogo para cima.

Nas imagens, é possível ouvir uma frase repetida mais de uma vez pelo soldado, que não teve seu nome revelado e tinha o rosto pintado de verde e amarelo.

“Os nossos objetivos primordiais são preservar vidas e aplicar a lei. Buscamos, utilizando técnicas internacionais de negociação, impedir um confronto, mas o militar atacou as nossas equipes. Além de colocar em risco os militares, estávamos em uma área residencial, expondo também os moradores”, declarou o comandante do Bope, major Clédson Conceição.

A ocorrência se iniciou às 14h, quando o militar chegou armado com fuzil e pistola na Barra. Imediatamente ele iniciou disparos de fuzil para o alto. “Comunidade, venham testemunhar a honra, ou a desonra do policial militar do estado da Bahia”, gritou o homem, antes e depois de efetuar um disparo em frente ao Farol da Barra.

O local foi isolado e pessoas saíram correndo nas imediações quando começou a ação do soldado. Além do Bope, policiais do CPR-Atlântico (Comando de Policiamento Regional) também foram mobilizados para a ocorrência. Não há informações de feridos.

A Bahia vive atualmente um lockdown para tentar conter o avanço da pandemia de covid-19. As medidas restritivas foram prorrogadas anteontem (26) até 5 de abril, e incluem um toque de recolher entre 18h e 5h.

A morte do soldado teve repercussão entre políticos, sendo que a manifestação da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) no Twitter gerou repúdio de opositores.

A presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) escreveu uma mensagem na qual dizia que Wesley Soares Góes “foi abatido” porque “disse não às ordens de Rui Costa (governador da Bahia)”, sugerindo que o soldado havia se recusado a fiscalizar quem descumprisse as medidas de restrição impostas na cidade. A investigação ainda está em curso, mas até o momento não está claro a motivação de Wesley para o ato.

Mais tarde, Bia Kicis apagou o tuíte e justificou, dizendo que aguardará investigação para se pronunciar novamente. Porém, outros deputados como Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) repetiram o teor do discurso da deputada, atribuindo ao soldado uma frase com conotação política que teria sido dita por ele durante o incidente.

Recomendações

COMENTÁRIOS