Redação Pragmatismo
EUA 16/Mar/2021 às 15:41 COMENTÁRIOS
EUA

Mulher cria nudes para chantagear colegas da filha nos EUA

Publicado em 16 Mar, 2021 às 15h41

Mulher foi presa sob três acusações de assédio infantil. Rafaella Marie Spone ainda mandou um texto incentivando o suicídio de uma das vítimas

Mulher cria nudes para chantagear colegas filha EUA
(Imagem: NbcPhiladelphia)

Mariana Costa, Metrópoles

Uma mulher de 50 anos, de nome Raffaela Marie Spone, da Pensilvânia, nos Estados Unidos, enfrentará acusações criminais por intimidação e assédio a três adolescentes que eram colegas da filha dela em uma academia de líderes de torcida.

Além de ter supostamente fabricado fotos e vídeos comprometedores das garotas, a mulher chegou a enviar mensagens incitando o suicídio.

De acordo com o New York Times, o Departamento de Polícia de Hilltown Township, em Bucks County, que conduziu a prisão de Spone, afirmou que a mulher se utilizou de tecnologia deepfake para pegar a imagem das adolescentes e ligar às montagens, além de utilizar números falsos para enviar as mensagens.

Spone enfrentará três acusações de assédio cibernético de uma criança, além de três outras acusações de assédio. A acusada foi presa, mas liberada com a condição de que comparecesse a uma audiência preliminar em 30 de março.

Mulher cria nudes para chantagear colegas filha EUA
Raffaela Marie Spone

Essa tecnologia não é apenas muito comum, mas fácil de usar”, disse Matt Weintraub, promotor distrital de Bucks County, cujo escritório supervisionou o caso. “Isso é algo que seu vizinho da rua pode usar, e isso é muito assustador.”

Os donos da academia Victory Vipers, onde a filha da mulher e as garotas que foram vítimas do assédio, reagiram à prisão de Spone. Segundo os investigadores, a filha da acusada não tinha o menor conhecimento das acusações imputadas à mãe.

O Victory Vipers sempre promoveu um ambiente familiar e sentimos muito por todos os indivíduos envolvidos”, disseram os proprietários da academia, Mark McTague e Kelly Cramer, em nota ao NYT. “Temos políticas muito bem estabelecidas e uma política anti-bullying muito rígida em nosso programa”, acrescentaram.

Stalking e suicídio

No Brasil, o crime de stalking tornou-se crime, tipificado no Código Penal. A pena é de seis meses a dois anos de reclusão (prisão que pode ser cumprida em regime fechado) e multa. A perseguição é definida como aquela praticada por meios físicos ou virtuais que interfere na liberdade e na privacidade da vítima.

Leia também: Mulher se vinga de homem após receber nudes sem pedir

O suicídio é considerado, pelo Ministério da Saúde, como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) assumiu como tarefa, desde a sua criação, estimular essa discussão, ação esta que passou a merecer mais empenho nesses últimos anos.

Se você pensa, ou pensou em suicídio, acione o CVV ou o Centro de Atenção Psicossocial da sua cidade, que funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) através do número 188, por e-mail, chat e pessoalmente. Basta clicar aqui.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS