Redação Pragmatismo
América Latina 14/Mar/2021 às 09:32 COMENTÁRIOS
América Latina

Encontrada no box da cama, ex-presidente boliviana celebrou prisão de Lula

Publicado em 14 Mar, 2021 às 09h32

Representante da extrema-direita boliviana, Jeanine Añez ficou conhecida pelo seu comportamento agressivo contra adversários esquerdistas e pela sua suposta bravura. Neste fim de semana, ela se escondeu no box da cama para não ser presa, em uma cena patética que rodou o mundo

Jeanine Áñez
Jeanine Áñez

com informações de Opera Mundi

A ex-presidente autoproclamada da Bolívia Jeanine Áñez foi presa na madrugada deste sábado (13/03) por seu envolvimento no golpe de Estado que forçou a renúncia do ex-mandatário Evo Morales, em novembro de 2019.

Áñez é acusada pelos crimes de terrorismo, conspiração e sedição devido aos eventos que levaram à saída de Evo. A ex-senadora de direita se autoproclamou presidente após o golpe, ordenou a repressão contra movimentos sociais e tentou adiar as eleições presidenciais em três ocasiões.

A informação foi divulgada pelo ministro do Interior, Eduardo del Castillo. “Informo ao povo boliviano que a senhora Jeanine Áñez já foi presa e, nesse momento, se encontra nas mãos da polícia”, disse.

Na manhã deste sábado, as autoridades bolivianas confirmaram que a ex-presidente foi levada de Trinidad, cidade onde reside e onde foi detida, para a capital La Paz em um avião da Força Aérea.

O pedido de prisão de Áñez havia sido emitido nesta sexta-feira (12/03), quando o MP entendeu que havia risco de “fuga ou obstrução”.

Escondida no box da cama

Representante da extrema-direita boliviana, Jeanine Añez ficou conhecida durante a gestão golpista pela brutalidade e por seu comportamento agressivo contra adversários de esquerda.

No poder, Jeanine Añez fazia discursos ameaçadores e estimulava seus apoiadores a tratar a oposição com violência. No entanto, as imagens da prisão da ex-presidente boliviana mostraram que toda aquela coragem era da boca para fora.

Jeanine foi encontrada pela polícia escondida no box de sua cama. Acuada e com cara de assustada, a cena patética da prisão da mulher que se autopromovia como uma figura brava e corajosa ganhou o mundo.

Tipos como Jeanine Añez já foram muito bem descritos pelo saudoso Bezerra da Silva: “Você com revólver na mão é um bicho feroz. Sem ele, anda rebolando e até muda de voz”.

Presa nesta madrugada, ex-presidente golpista da Bolívia se escondeu em box da cama para não ser capturada. Ela e mais 5 ministros são investigados pelo golpe de estado contra Evo Morales

Publicado por Pragmatismo Político em Sábado, 13 de março de 2021

Golpe na Bolívia

Em novembro de 2019, mobilizações golpistas de extrema direita forçaram a renúncia do então presidente Evo Morales. O ex-mandatário teve que deixar o país e se asilou no México, depois na Argentina.

Durante o governo de Jeanine Áñez, foram registradas prisões arbitrárias de pelo menos 1.534 pessoas. Além disso, movimentos contra o governo golpista foram alvo de forte repressão policial que, muitas vezes, resultou em massacres, como os que ocorreram nas regiões de Senkata e Sacaba.

Quando o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi preso, Jeanine celebrou nas redes sociais:

Jeanine Áñez
Jeanine Áñez

Recomendações

COMENTÁRIOS