Redação Pragmatismo
Tecnologia 08/Mar/2021 às 12:31 COMENTÁRIOS
Tecnologia

3 formas gratuitas para editar vídeos no computador

Publicado em 08 Mar, 2021 às 12h31

Para criar suas próprias produções sem investir dinheiro, é possível contar com algumas formas gratuitas para editar vídeos no computador. Conheça 3!

formas gratuitas para editar vídeos no computador
Imagem: Freepik

Se até pouco tempo atrás editar um vídeo era uma atividade destinada aos profissionais da comunicação, hoje existem ferramentas acessíveis para todos, incluindo formas gratuitas para editar vídeos no computador.

Com a influência de plataformas como YouTube e Instagram, e a facilidade que os softwares atuais apresentam, qualquer pessoa consegue fazer uma edição, mesmo com pouca experiência no assunto.

E para quem não quer investir em programas pagos, algumas formas gratuitas para editar vídeos no computador se mostram bastante funcionais, como os exemplos a seguir.

Wondershare Filmora

Encontrar um programa capaz de editar um vídeo com qualidade profissional e sem a cobrança de licença pode ser desafiador. Para solucionar essa situação, o Wondershare Filmora disponibilizou sua versão gratuita.

O Filmora é um software de edição de vídeo gratuito, com uma série de ferramentas interessantes e capacidade de finalização (renderização) de qualidade profissional.

formas gratuitas para editar vídeos no computador
Imagem: Freepik (Software Filmora X)

Em uma interface simples e intuitiva, o usuário consegue realizar as principais funções de edição de vídeos, como o corte e a combinação de trechos distintos.

Outro ponto positivo do Filmora é o banco de efeitos, que conta com uma grande variedade de transações de imagens. São efeitos capazes de deixar seu vídeo com acabamento que só os especialistas conseguem.

O usuário que opta pelo Filmora tem acesso ainda a um banco de músicas livres de direitos autorais. Assim, quando você colocar o vídeo no YouTube, não tem risco de sofrer bloqueios por direitos dos autores de uma música.

Porém, apesar de ter uma versão grátis, o Filmora apresenta mais recursos para quem assina o software por meio de uma licença trimestral ou anual.

Windows Fotos App

Quem tem uma certa idade vai lembrar que o Windows contava com um programa de edição de vídeos nativo, o Windows Movie Maker.

Com o passar dos anos, o software se tornou obsoleto, principalmente com a chegada de programas com recursos profissionais e ferramentas que davam total liberdade ao usuário.

Assim, o Windows reformulou seu editor para o aplicativo Fotos. O uso é bem simples: ao abrir um vídeo pelo reprodutor do sistema operacional, o Filmes e TV, o usuário encontra o ícone de um lápis.

formas gratuitas para editar vídeos no computador
Imagem: Windows Central

Ao clicar sobre ele, existem algumas opções de edição básicas, como o corte ou a criação de um vídeo em câmera lenta. É só selecionar uma opção para começar a editar.

Apesar de ser funcional, o Windows Fotos é bem limitado nos recursos de edição. Ou seja, é uma opção somente para quem não precisa de muitas ferramentas.

Open Shot

Ainda que o Open Shot não faça parte dos editores de vídeo que os YouTubers usam, ele é uma das formas gratuitas para editar vídeos no computador para quem quer os recursos básicos.

formas gratuitas para editar vídeos no computador
Imagem: Open Shot

Como o nome sugere, o Open Shot é desenvolvido em código aberto, ou seja, o código de programação do software está disponível para qualquer pessoa, que pode fazer melhorias.

No Open Shot, as principais funções de edição estão presentes. É possível trabalhar com faixas de vídeos ilimitadas na timeline, além de efeitos de vídeos para aplicar nas transições.

As linhas de áudio seguem o mesmo padrão das linhas de vídeo, com espaço ilimitado para fazer suas criações.
Como o Open Shot é um programa grátis, de código aberto, pode ter bugs que o próprio usuário vai precisar corrigir.

Quando editar um vídeo é útil

A evolução da tecnologia permitiu que tarefas distantes da realidade da maioria das pessoas fossem popularizadas – e a edição de vídeos é uma delas.

Fazer combinações de vídeos gravados no celular e fotografias, para guardar lembranças de um modo dinâmico, é somente uma das vantagens de saber como editar vídeos no computador.

Com trabalhos cada vez mais digitais, a edição tornou- se um conhecimento procurado pelas empresas. Pesquisas apontam que o editor de vídeo é um dos profissionais em alta de 2021.

Por isso, saber editar um vídeo deixou de ser útil somente para fins pessoais. Ao colocar sua criatividade à prova com uma das formas gratuitas para editar vídeos no computador você desenvolve uma nova habilidade e pode abrir novas oportunidades profissionais.

Assim, seja para salvar registros especiais ou para se profissionalizar, saber editar um vídeo tem utilidades em diferentes momentos da vida. E se esse aprendizado for feito de forma gratuita, se torna ainda melhor!

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS