Redação Pragmatismo
Notícias 03/Mar/2021 às 11:20 COMENTÁRIOS
Notícias

Danilo Gentili recebeu solidariedade de onde menos esperava após pedido de prisão

Publicado em 03 Mar, 2021 às 11h20

Enquanto amigo e subordinado silenciou, adversário ideológico de Danilo Gentili saiu em sua defesa. Ministros afirmam que o pedido de prisão do apresentador não passa de uma provocação e de uma manobra de deputados para criar cortina de fumaça

Danilo Gentili pedido prisão
Danilo Gentili (Imagem: Alan Santos/PR)

O deputado e procurador parlamentar da Câmara, Luis Tibé (Avante-MG), está movendo uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) onde pede a prisão em flagrante do apresentador Danilo Gentili.

Pelo Twitter, o comediante sugeriu que a população entrasse na Câmara e “socasse todo deputado” que estava discutindo a PEC de imunidade parlamentar. O post de 25 de fevereiro já foi excluído.

“As manifestações do cidadão Danilo Gentili, por meio das redes sociais, revelam-se gravíssimas, pois, constituem ameaça ilegal à segurança dos Deputados e Deputadas Federais bem como visam a impedir o exercício da democracia e do próprio Parlamento: local de discussões dos mais variados anseios sociais que devem ser analisados de forma livre, independente e com respeito aos eleitores que os levaram até o Parlamento”, diz o documento.

O deputado considera na petição que o caso do comediante “possui conexão processual” com os fatos apurados no Inquérito nº 4781 que investiga atos antidemocráticos contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.

Na petição, o parlamentar quer também que se oficie o Twitter para bloqueio imediato da conta de Gentili sob pena de multa de R$ 100 mil por dia.

A publicação foi feita enquanto os deputados votavam o texto da PEC 3/2021 (ou PEC da Impunidade), que dificulta prisão e afastamento de parlamentares. A matéria foi pautada em resposta às ofensivas da Justiça contra Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por ofender ministros do STF em um vídeo e Flordelis (PSD-RJ), acusada de matar o marido, afastada do cargo.

Na segunda-feira (1), Danilo Gentili voltou ao Twitter para dizer que fez uma publicação alvo de “justas críticas por alguns deputados”. “Quem me segue sabe que sempre defendi as instituições. Aliás, minha briga com bolsonaristas foi justamente pelo fato de eu ser contrário aos pedidos criminosos de fechamento do STF e do Congresso”.

Na votação desta terça-feira (2), o deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ) afirmou que Gentili arregou de suas ameaças. “Danilo Gentili, depois de incentivar entrarem nesta casa e esbofetear deputados nessa casa, arregou – ficou com medo de ser preso”, afirmou o deputado, que chamou o humorista de “valentão”.

Ministros do STF afirmaram ao site ‘Poder 360’, de Brasília, que o pedido de prisão não passa de uma provocação e de uma cortina de fumaça dos deputados em torno da proposta da PEC da Impunidade.

A argumentação no STF a respeito desse caso é a de que Danilo Gentili não tem prerrogativa de foro para ser processado na Suprema Corte.

Reações

Enquanto os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro comemoraram o pedido de prisão contra Danilo Gentili, o apresentador recebeu apoio de onde menos se esperava.

Felipe Neto, youtuber que costuma ser alvo de Gentili por conta de divergências ideológicas, criticou o pedido de prisão.

“Danilo Gentili vive falando merda de mim, mesmo nunca sendo respondido. Contudo, pedir prisão de humorista por post em Twitter não é a mesma coisa que pedir prisão de pseudo-jornalista que ganha dinheiro pra coordenar milícia digital. Isso é vergonhoso”, escreveu Felipe no Twitter.

Por outro lado, o amigo de primeira hora Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, silenciou a respeito do tema. Disseminador de fake news, o músico é considerado um dos maiores bajuladores do bolsonarismo nas redes.

Para se ter uma ideia do nível de militância, Roger passou as últimas 24 horas tentando justificar a compra da mansão milionária de Flávio Bolsonaro — coisa que nem Rodrigo Constantino tentou fazer.

Sobre o apresentador, seu chefe no programa ‘The Noite’ no SBT, Roger não dedicou uma só palavra até a publicação deste texto. Gentili passou a ser ‘persona non grata’ para a família Bolsonaro desde que teceu críticas ao atual governo.

Além de Felipe Neto, algumas figuras públicas identificadas com o campo progressista e até parlamentares de esquerda criticaram o pedido de prisão de Danilo Gentili.

com informações do Congresso em Foco

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS